Menu

domingo, 19 de maio de 2019

A Gazeta vence prêmio da Associação Mundial de Jornais

O trabalho “Vida Saudável” foi o único no Brasil a receber a premiação

Enviado por Ludmila Nascimento Ribeiro Rabello

Analista Comunicação Externa

Rede Gazeta

O trabalho “Vida Saudável com A Gazeta na Sala de Aula” foi o vencedor do Prêmio Mundial Jovens Leitores 2013, da Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA), na categoria “Ajudando com a Saúde”.

Dos 21 trabalhos premiados, o projeto capixaba foi o único do país a ser contemplado. Outros quatro trabalhos brasileiros também concorreram ao prêmio. A premiação será entregue no Encontro de Engajamento de Jovens da WAN-IFRA, entre os dias 2 e 4 de dezembro, na Polônia.

O projeto foi realizado nas escolas participantes do programa A Gazeta na Sala de Aula com objetivo de conscientizar sobre alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos.

O trabalho atingiu 21 municípios do Espírito Santo, 29.678 estudantes e familiares, 636 professores, 348 escolas, 24 monitores do programa nos municípios e também as merendeiras das escolas.

– Jornalista Zainer Silva

A gerente de Projetos do Instituto Carlos Lindenberg, Cristina Moraes, explica que o trabalho foi motivado pelos índices alarmantes de obesidade no Estado.

Segundo dados divulgados pelo IBGE em 2012, o sobrepeso em crianças brasileiras é, hoje em dia, um problema maior do que a desnutrição: nos últimos 20 anos cresceu 240%.

As causas desse problema estão ligadas a maus hábitos alimentares e a um estilo de vida sedentário.

– “Estamos muito satisfeitos por ter atingido o objetivo. Envolvemos as escolas e os familiares e conseguimos sensibilizá-los para que tenham mais qualidade de vida.

Agradecemos a todos os parceiros que tornaram essa conquista possível: aos professores, monitores e secretários de Educação dos municípios participantes, à direção do Centro Educacional Praia da Costa, ao SESI, à Unimed e à Univix, como também às colegas Zainer Silva, e Rachel Martins, foto, do jornal A GAZETA”, diz Cristina.

O programa A Gazeta na Sala de Aula completou 18 anos este ano e já atendeu a 819.335 estudantes, 16.229 professores e 7.743 escolas. O programa também foi premiado em 2011, quando A GAZETA recebeu uma Comenda na categoria Jornal na Educação do Prêmio Mundial Jovens Leitores.

Segundo a diretora executiva para Engajamento de Jovens e Leitura de Notícias da Associação Mundial de

Jornais (WAN-IFRA), Aralynn Mc Mane, foto acima, os jurados disseram que o projeto é uma boa combinação de informação em papel e oficinas práticas, além de ter focado em alternativas saudáveis de baixo custo.

Disseram ainda que a força do programa é ilustrada na consequente mudança na política de nutrição das cantinas escolares de um município participante.

Comentários