Menu

quinta, 12 de dezembro de 2019

Museu do Pescador recebe a instalação Alongadores de Horizontes de Piatan Lube

Com o seu novo trabalho, o artista Piatan Lube nos convida a refletirmos sobre a nossa relação com a paisagem da cidade.

A agitação da vida moderna e o modo como circulamos pela cidade nos afastam, muita vezes, das paisagens que nos rodeiam.

Estamos abrindo mão de nossa condição de cidadãos da paisagem para nos tornamos consumidores de paisagens. Essas reflexões são temas da instalação Alongadores de Horizontes, de Piatan Lube, no Museu do Pescador, Ilha das Caieiras, Vitória/ES, desta sexta-feira (21) até o dia 4 de março de 2014.

Dono de outros trabalhos que rompem com os limites do espaço expositivo, Piatan Lube propõe uma relação com a arte que extrapola o interior do Museu.

Em Alongadores de Horizontes, os espectadores são convidados a visualizarem a paisagem do entorno através de oito monóculos instalados nas paredes do Museu por meio de furos que se comunicam com o exterior.

Assim, por meio desses pontos óticos, é circunscrito um ângulo de visão de 240° do espaço expositivo para fora.

A instalação busca provocar um estranhamento do nosso olhar autômato como forma de reposicionar as fronteiras de uma cartografia afetiva. Para Piatan, habitar um espaço é também compartilhar dessas imagens coletivas que são as paisagens.

– “Em nome do olhar e da potencialização da imaginação, estamos infiltrados no concreto e atuando sobre o espírito deste lugar. O que propomos artisticamente é reinventar a memória da paisagem e criar novas paisagens afetivas e de convívio da ilha. Para alongar a sua imaginabilidade, fazemos um convite para oito abraços em diferentes pontos do Museu”, explica Piatan Lube.

Alongadores de Horizontes foi um dos noves projetos contemplados pelo Edital para Ocupação de Espaços Culturais de Vitória em 2013, da Secretaria de Cultura de Vitória.

A instalação também conta com o apoio da Charles Peixoto Internet & Design (CPID).

Serviço:
Instalação: Alongadores de Horizontes
Quando: 21 de dezembro de 2013 a 4 de março de 2014
Horário: terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas; sábado, das 12 às 17 horas; domingo, das 12 às 18 horas
Local : Museu Histórico da Ilha das Caieiras Manoel dos Passos Lyrio – “Museu do Pescador”
Endereço: Rua Felicidade Correia dos Santos, s/n, Ilha das Caieiras – Vitória-ES
(27) 3132-8372, 3132-5295 e 3323-9993
ENTRADA GRATUITA

Assessoria de imprensa: Paulo Gois Bastos / 27 -9 8134 6831 / [email protected]

Comentários