Menu

domingo, 15 de dezembro de 2019

País do Carnaval: “Pega no Samba” abre seu desfile com a ala das baianas

Pela primeira vez uma escola de samba capixaba entra na avenida dando destaque às baianas.

– Fotos: Rodrigo Rosa

A Escola de Samba “Pega no Samba” vem cheia de novidades e surpresas no Carnaval deste ano. Além de um enredo diferenciado que vai contar na avenida a história de sucesso dos Beatles, outra novidade é que a primeira ala a entrar na avenida será a ‘Ala das Baianas’.

Com a fantasia chamada “A Coroa em primeiro lugar”, as baianas do ‘Pega’ vão representar a coroa inglesa com inspiração na Rainha Elizabeth I: nas cores vermelho e dourado, com uma coroa na saia, peruca de época e coroa de rainha.

A fantasia foi toda criada pelo carnavalesco Alex Santiago, que também teve a ideia de trazê-las na frente do desfile.

Além de contar a história dos Beatles, a escola também vai fazer uma viagem pela história da Inglaterra, em seus tempos de monarquia. Prova disso é que várias alas vão retratar momentos e tradições inglesas. A bateria da escola, por exemplo, virá vestida de “Guarda da Rainha”, inspirada na guarda inglesa, indumentária utilizada desde o período vitoriano.

Vem composta de calça preta, casaco vermelho com faixa real em azul turquesa, chapéu de pelúcia preto e sapato preto.

O enredo

Cinquenta anos se passaram e suas músicas continuam guardadas na memória.

Assim é a história dos Beatles. E para não deixar o sonho acabar, a Pega no Samba traz para o seu Carnaval 2014 o enredo “Festa, Samba e Rock’n Roll. Uma viagem de Liverpool a Vitória: 50 anos dos Beatles”.

Segundo o carnavalesco Alex Santiago, foto, o enredo tem revela um mundo se transformando a cada momento.

– “Vamos falar sobre o surgimento da cidade de Liverpool, sua ascensão no contexto cultural inglês, a chegada do rock pelos marinheiros, o nascimento da banda Beatles, sua importância na história da música mundial, o fenômeno conhecido como beatlemania, as histórias por trás de grandes canções dos Beatles’, explica.

O enredo da Pega no Samba vai revelar o quanto a banda se transformou musicalmente ao longo dos anos, trazendo, em cada novo disco, propostas mais complexas e revolucionárias, passando de Reis do Iê-iê-iê para um dos símbolos da revolução cultural da década de 1960, provando que suas influências e seu legado continuam vivos.

– “Neste universo de sambas, de estrelas “bambas”, um grito ecoa no céu e com o coração aberto, ao som dos Beatles, dando asas à liberdade, a Pega no Samba se enfeita para celebrar o carnaval. Vem trazer algo de novo: Samba, Rock´nroll, Beatles e Carnaval, numa mistura louca, para romper barreiras, invadir e contagiar o povo com a arte do carnaval”, complementa Alex.

Ensaios

Quartas-feiras

Ensaio da “Pega no Samba’’, a partir das 21 horas, na rua em frente à quadra da Escola.

Local: Rua Doutor Américo Oliveira, Consolação, Vitória. Aberto ao público

Sextas-feiras – Ensaio da “Pega no Samba’’, a partir das 21 horas, na quadra da Escola. Local: Rua Doutor Américo Oliveira, Consolação, Vitória/ES.
Valor: R$ 10,00.

Com informnações de Danielle Ewald

Comentários