Menu

sbado, 07 de dezembro de 2019

Bravos Companheiros e Fantasmas realiza VI Seminário sobre autor capixaba

Enviado pelo professor Orlando Lopes,
da Comissão Organizadora

Esta é uma chamada de trabalhos para o Bravos Companheiros e Fantasmas: VI Seminário Sobre o Autor Capixaba.

Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo (Neples), realiza o encontro sobre autores capixabas dias 28 e 29 de agosto  (quinta e sexta-feira) com sessões nos turnos da manhã, tarde e noite.

A expressão “bravos companheiros e fantasmas” é uma citação de Nietzsche que o escritor capixaba José Carlos Oliveira transformou em título de seu último livro, uma coletânea de contos.

Tem sido usada como “marca de fantasia” tanto dos Seminários Sobre o Autor Capixaba promovidos a cada dois anos pelo PPGL como dos livros que daí derivam.

Entenda-se como autor capixaba, para fins de apresentação de estudos no referido evento, tanto o autor natural do Espírito Santo que, aqui ou fora daqui, tenha produzido no todo ou em parte a sua obra, como o que, natural de outros estados ou até mesmo de países estrangeiros, tenha entre nós produzido obra literária.

A edição 2014 terá como homenageada a escritora Lacy Ribeiro (1948-2013), autora que materializa e sintetiza a condição de “marginal” de diversas formas.

Seus personagens põem em curso uma literatura na qual as personages femininas podem ser não “mais fortes”, mas “menos frágeis” que as (personagens) masculinas, e onde a fauna urbana pode ser evidenciada, com seus mendigos, pivetes, prostitutas, travestis; sua vida profissional e literária, ambientes marcadamente masculinos; seu deslocamento entre Barra de São Francisco e Vitória. Sua obra projeta essas e outras marcações, que esperamos aflorem a partir da evocação feita neste Seminário em novos trabalhos durante e após o evento.

Pedimos aos interessados que acessem o Formulário para Inscrição de Trabalhos até o dia 13 de junho, suas propostas de comunicação (título, resumo de oito a dez linhas e três palavras-chave), acompanhadas de nome completo e formação ou filiação institucional. Quaisquer informações adicionais poderão ser solicitadas mediante envio de mensagem ao endereço [email protected]

Enfatizamos a observação de que as comunicações apresentadas no evento não poderão ultrapassar o limite de vinte minutos, o que corresponde a cinco ou seis laudas em fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5.

Prof. Dr. Orlando Lopes Albertino
Prof. Dr. Paulo Roberto Sodré
Prof. Dr. Wilberth Salgueiro
(Organizadores)

Comentários