Menu

segunda, 20 de novembro de 2017

Orquestra Camerata Sesi abre Festival de Inverno de Domingos Martins

Na próxima sexta-feira (17) às 21 horas a Orquestra Camerata SESI, sob a regência do seu maestro titular, Leonardo David, executa “As Quatro Estações” de Antonio Vivaldi na abertura do Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins/ES. Participação especial da violinista Gabriela Queiroz. A orquestra . 

O evento é gratuito e acontece na Praça Dr. Arthur Gerhardt, no Centro da cidade.

“Le quattro stagioni” – em português As Quatro Estações – são quatro concertos para violino e orquestra do compositor italiano Antonio Vivaldi, compostos em 1723 e parte de uma série de doze publicados em Amsterdã em 1725, intitulada Il cimento dell’armonia e dell’inventione.

“Ao contrário da maioria dos concertos de Vivaldi, esses quatro têm um programa claro: vinham acompanhados por um soneto ilustrativo impresso na parte do primeiro violino, cada um sobre o tema da respectiva estação. Não se sabe a origem ou autoria desses poemas, mas especula-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito. As Quatro Estações é a obra mais conhecida do compositor, e está entre as peças mais populares da música barroca”, explica Leonardo David (foto).

ORQUESTRA CAMERATA SESI

Fundada no verão de 2008, por iniciativa da diretoria do SESI/ES, a Orquestra Camerata SESI tem por finalidade proporcionar aos trabalhadores da Indústria e a comunidade em geral o contato com a música clássica em sua excelência. 

Sob a regência do maestro titular Leonardo David, a orquestra já acompanhou diversos solistas nacionais e internacionais. Além disso, já esteve sob a batuta de importantes maestros, como Helder Trefzger, João Carlos Martins, Guilherme Mannis, Manfredo Schmidt, Juan Carlos Dos Santos e Isaac Karabtchevsky.

GABRIELA QUEIROZ, VIOLINO

Iniciou seus estudos de violino aos quatro anos em João Pessoa-PB, sob orientação do professor Ademar Rocha. Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2007 e teve como professores Marcello Guerschfeld (RS), Patinka Kopec (NY-EUA) e Shmuel Ashkenasi (Chicago-EUA). 

Em 2014 obteve o título de Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ, sob orientação do professor André Cardoso.

Foi vencedora de diversos concursos no Brasil: “Jovens Instrumentistas do Brasil” – Piracicaba 2001; “Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia” 2003 e 2006; “Furnas Geração Musical” – Rio de Janeiro 2006; e  “Concurso Nelson Freire” – Rio de Janeiro 2010.

Participou de diversos festivais e cursos nacionais e internacionais entre os quais se destacam o “Margess International” (Zuoz-Suíça/2005) e o Keshet Eilon Violin Mastercourse (Israel/2010 e 2013), onde participou de Master Classes com renomados violinistas como Chaim Taub, Ida Handel, Ivry Gitlis, Shlomo Mintz, Hagai Shaham, Vadim Gluzman, Gilles Apap entre outros. Em 2011 participou de Master Classe com o violinista Pinchas Zukerman em São Paulo.

Gabriela se apresenta com frequência como solista em todo o Brasil e no exterior, tendo atuado junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, entre outras. 

Como camerista, tem se apresentado ao lado de renomados músicos como Shmuel Ashkenasi, Ori Kam, Gilad Karni, Alex Klein. Foi violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira entre 2003 e 2010. Em 2011 integrou a Young Euro Orchester.

PROGRAMA
Concerto No. 1 em Mi maior, op. 8, RV 269, “La primavera” (Primavera)

1. Allegro2. Largo

3. Allegro Pastorale

Concerto No. 2 em Sol menor, op. 8, RV 315, “L’estate” (Verão)

1. Allegro non molto

2. Adagio e piano – Presto e Forte

3. Presto

Concerto No. 3 em Fá Maior, op. 8, RV 293, “L’autunno” (Outono)

1. Allegro

2. Adagio molto

3. Allegro

Concerto No. 4 em Fá menor, op. 8, RV 297, “L’inverno” (Inverno)

1. Allegro non molto

2. Largo

3. Allegro

SERVIÇO:

Orquestra Camerata Sesi “As Quatro Estações de Vivaldi”
Abertura do XXII Festival Internacional de Música Erudita e Popular de Domingos Martins Solista: Gabriela Queiroz, violino
Regência: Leonardo David

Data: 17 de julho (sexta-feira)
Horário: 21h
Local: Palco Principal – Domingos Martins – ES

Entrada Franca

INFORMAÇÕES Sobre o Festival de Inverno
Prefeitura de Domingos Martins
Monique Ferbek/ Lorena Müller
Tel: 27 3268-1166/ 27 9 9971-6498
E-mail: [email protected]

Comentários