Menu

tera, 16 de outubro de 2018

TV Cocriativa de BH dará aulão sobre webseries no 22º Festival de Cinema de Vitória


Aulão sobre novos caminhos para webséries brasileiras será aberto ao público no 22º Festival de Cinema de Vitória


De Belo Horizonte diretamente para o 22º Festival de Cinema de Vitória, a equipe da TV Cocriativa – especialista em audiovisual, educação e novas tecnologias – aproveitará a vinda ao evento para ministrar a masterclass “Novos caminhos para webséries brasileiras”, aberta ao público a partir de 16 anos e voltada para interessados em cultura e audiovisual. Agendada para as 14h de terça-feira (15/9), no Hotel Senac Ilha do Boi, a masterclass tem entrada franca e duas horas de duração, aproximadamente. Para participar, é só comparecer no local, no dia e na hora marcados, sem necessidade de inscrição.

Além da masterclass, que atenderá o grande público do Festival, a TV Cocriativa ministrará uma imersão para desenvolvimento de webséries – esta voltada apenas para os vencedores do 2º Concurso Nacional de Webséries.

Com formato de debate livre, ou roda de conversa, a masterclass abordará como a produção independente brasileira pode superar seus principais desafios (de conteúdo, roteiro, orçamentos) para se estabelecer na produção de webséries com periodicidade, inovação e criatividade.

Os idealizadores da TV Cocriativa, Vinícius Cabral e Igor Amin (foto), farão uma introdução expositiva a respeito do cenário nacional de webséries e do estudo de caso de algumas produções relevantes. 

A partir da experiência e da participação dos alunos presentes – e da própria TV Cocriativa –, o debate será proposto para que se incentive a consolidação das webséries, desde sua concepção até sua difusão, transcendendo, inclusive, alguns conceitos engessados na definição do que é uma websérie.

– “Esta masterclass, em pleno Festival de Cinema de Vitória, é uma oportunidade de colocar na pauta dos festivais de cinema este setor relativamente novo e ainda um pouco nebuloso para muitos: o das webséries”, destaca Vinícius. Segundo ele, de maneira geral, as produções seriadas para a web têm sido pensadas de maneira muito limitada, ora como uma simples adaptação de formatos televisivos, ora como um trampolim para produção de conteúdos integrais em outras mídias, como cinema e TV.

Haveria especificidades de linguagem nas séries voltadas para a web? Qual a distinção entre vlogs, vlogs de conteúdo, webtvs e outros formatos seriados que contam com a difusão virtual como principal mídia? 

– “Estas são perguntas recorrentes que nos fazemos, e para as quais não existem respostas prontas, mas, em uma época de excesso de produções e total segmentação dos espectadores, é necessário pensar o conteúdo, investir em ideias e discutir modelos otimizados de produção”, acrescenta Vinícius.

TV Cocriativa

A TV Cocriativa, sediada em Belo Horizonte (MG), desenvolve pesquisas em audiovisual, educação e novas tecnologias; oferece serviços para internet e mídias móveis – como microvídeos, videoclipes, vídeo-instalações, intervenções e flashmobs; realiza formações – por meio de oficinas e consultorias criativas; coberturas de eventos, programas de TV e filmes para cinema.

O 22º Festival de Cinema de Vitória é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). 
Conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Rede Gazeta.
Parceria da Secretaria de Cultura do Espírito Santo e da Prefeitura Municipal de Vitória.
Apoio institucional do Instituto Sincades, do Canal Brasil, CiaRio, DOT, Mistika, Cinecolor, Link Digital, Cesan, Ufes e site Adoro Cinema.

SERVIÇO
Masterclass – “Novos caminhos para webséries brasileiras”, com a TV Cocriativa
Dia: terça-feira (15/09)
Hora: 14h
Local: Hotel Senac Ilha do Boi – R. Bráulio Macedo, 417 – Ilha do Boi, Vitória/ES

Enviado por Ingrid Pagani

Comentários