Menu

sbado, 18 de novembro de 2017

Quarta-feira, 16, sexto e último dia do 22º Festival: premiações em mais de 20 categorias


A noite de encerramento do 22º Festival de Cinema de Vitória nesta quarta-feira (16) abre espaço para filmes produzidos no Espírito Santo. 

Fora de competição, “Teobaldo Morto, Romeu Exilado” (foto acima), de Rodrigo de Oliveira, é o último longa-metragem que o Festival exibirá na edição deste ano. 

Antes dele, será lançado o curta-metragem “João” (foto), de Carlos Augusto de Oliveira.

Serão exibidos, ainda, os filmes vencedores das duas últimas edições do Concurso de Roteiro Capixaba, “Talvez Amanhã”, de Jeffe Pinheiro, vencedor do concurso de 2013, e “Intenso”, de Ricky Oliveira, roteiro premiado em 2014.

Co-produzido pela Galpão Produções, “Teobaldo Morto, Romeu Exilado”, exibido na Mostra Aurora, dentro da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, foi gravado no distrito de Burarama, interior do Espírito Santo

É o segundo longa-metragem do diretor (o mesmo de “As Horas Vulgares”, ao lado de Vitor Graize). O filme será exibido pela primeira vez em Vitória.

A trama gira em torno de João, um músico de 32 anos que opta pelo isolamento no interior do Espírito Santo, depois de Flora, sua mulher grávida, romper a relação. Quando finalmente parece estar pronto para reparar seus erros junto à mulher e acompanhar o parto de seu filho, João é surpreendido pela misteriosa visita de Max, seu melhor amigo, há muitos anos desaparecido e dado como morto.

O ator Matheus Nachtergaele
ao receber seu troféu como Homenageado Nacional do Festival na noite de segunda-feira


Última sessão do Festival

A Sessão Especial de Encerramento será a partir das 18h30m no Theatro Carlos Gomes, centro de Vitória/ES.

Antes dessa sessão, às 18 horas os curtas vencedores dos concursos de roteiro também estarão na tela.

Mais espaço para o cinema local

Além de encerrar o Festival, produções locais estarão na 2ª Mostra Outros Olhares, que acontece às 16 horas, no Theatro Carlos Gomes. Uma seleção de documentários e ficções faz um panorama do cinema produzido no Estado, em mais uma janela voltada exclusivamente para filmes capixabas. Os sete curtas da mostra concorrem ao Troféu Vitória pelo júri popular.

E como discutir cinema é tão importante quanto consumi-lo, o Festival de Cinema de Vitória abre espaço, em seu último dia de programação, para o Fórum do Audiovisual Capixaba, em parceria com o Congresso Brasileiro de Cinema e a ABD Capixaba. 

O evento, das 13 às 17 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi, tem o objetivo de reunir, debater e formular propostas em prol do cinema brasileiro, em todas as suas formas de expressão. Além de buscar fortalecer o debate local, o resultado desse trabalho, realizado em diversos Estados, culminará na realização do IX Congresso Brasileiro de Cinema, em 2016.

A Premiação também será na noite desta quarta-feira (16), às 21h30m, quando será concedido o Troféu Vitória aos vencedores das mais de 20 categorias distribuídas nas diversas Mostras Competitivas do Festival, incluindo os eleitos pelo júri técnico e pela votação do júri popular.

Festival de Cinema de Vitória

O 22º Festival de Cinema de Vitória é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Parceria da Secretaria de Cultura do Espírito Santo e da Prefeitura Municipal de Vitória.

Apoio institucional do Instituto Sincades e do Canal Brasil, CiaRio, DOT, Mistika, Cinecolor, Link Digital, Cesan, Ufes, Sebrae e site Adoro Cinema.

Programação de quarta-feira (16/9):

9 e 14h – 16º Festivalzinho de Cinema – Cineclube Metrópolis (Ufes); “Mãe de Giz” – http://migre.me/qW6EC

9h – Oficina de Crítica Cinematográfica com André Dib – Hotel Senac Ilha do Boi

11h – Debate da 19ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e 4ª Mostra Corsária (noite anterior) – Hotel Senac Ilha do Boi

12h – Coletiva da 5ª Mostra Competitiva Nacional de Longas (“Ela Volta na Quinta”) – Hotel Senac Ilha do Boi

13h – Fórum do Audiovisual Capixaba – Hotel Senac Ilha do Boi

16h – 2ª Mostra Outros Olhares – Theatro Carlos Gomes – http://migre.me/rqJ46

MELTDOWN, à direita, de Victor Neves, Pedro Mellate e Renato Miranda (ES, FIC/16 min.)

COISA DE MENINO, à direita, de Bipe Couto e Dayana Cordeiro (ES, FIC/17 min.)

INFERNO, de Thiago Moulin (ES, DOC/25 min.)

BEATITUDE, de Délio Freire (ES, FIC/15 min.)

BAR, DOCE LAR. A HISTÓRIA DO BAR SANTOS, à esquerda, de Francélio Cristóvão de 
Oliveira (ES, DOC/26 min.)

ESTRADAS DE BÁRBARA, de Adriana Jacobsen (ES, DOC/20 min.)

A HISTÓRIA OCULTA, de Orlando Bonfim, à direita (ES, DOC/29 min.)



18h – Exibição dos filmes vencedores do Concurso de Roteiro Capixaba (edições anteriores) 

– Theatro Carlos Gomes: TALVEZ AMANHÃ (ES, FIC/15 min.), de Jeffe Pinheiro, e INTENSO, à esquerda (ES, FIC/9 min.), de Ricky Oliveira. – http://migre.me/rtEj4; http://migre.me/rtEnD

18h30m – Sessão Especial de Encerramento: lançamento do filme JOÃO, de Carlos Augusto de Oliveira (ES, FIC/20 min.) e exibição de TEOBALDO MORTO, ROMEU EXILADO, de Rodrigo de Oliveira (ES, FIC/118 min.) *FORA DE COMPETIÇÃO – João: http://migre.me/rtEGr; Teobaldo: http://migre.me/rtENR

21h30m – Premiação – Theatro Carlos Gomes

SERVIÇO
22º Festival de Cinema de Vitória
Data: de 11 a 16 de setembro
Locais:
– Theatro Carlos Gomes – Centro – Vitória
– Cineclube Metrópolis – Ufes – Vitória
– Hotel Senac – Ilha do Boi – Vitória

ENTRADA FRANCA
Enviado por Ingrid Pagani
27 –  3207-3351/ 99989-2739 / 99961-8456
www.festivaldevitoria.com.br

Comentários