Menu

segunda, 20 de novembro de 2017

Blumenfest, a Festa das Flores, colore Domingos Martins no fim de semana


Bonsai


Quem é admirador de plantas tem um programa certo entre esta sexta, 16, e domingo, 18, em Campinho, centro de Domingos Martins, com a realização da XVIII Blumenfest, a Festa das Flores. 

Segundo o presidente do Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano, Leoderio Velten, diversas espécies, algumas raras, farão parte da mostra. 

– “Em exposição haverá variedades das Cattleyas schillerianas, como as albescens que são raras e fazem os olhos dos orquidófilos brilharem. Além disso, algumas que são ‘filhas’ da região, e que foram levadas para o mundo, também serão destaques”, disse.

O evento mostra ao público ainda a menor orquídea em tamanho de flor do mundo. A planta toda mede o tamanho da cabeça de um alfinete. Também será possível conferir a menor bromélia do mundo. 

E tem mais: sabia que existe uma orquídea negra? E ela é nativa da região serrana. Já a maior orquídea em tamanho de flor do Brasil (pode chegar a até 25 cm), a Cattleya warneri, também estará em exposição.

Além das milhares de flores, com destaque para as orquídeas e bromélias, a mostra deste ano traz uma novidade com a Exposição de Bonsais, pequenas árvores orientais plantadas em vasos. Serão cerca de 60 itens, de várias espécies e idades, com plantas de aproximadamente 35 anos de idade. No local, colecionadores falarão também sobre os cuidados especiais que os bonsais devem receber.

Uma arte que tem total relação com o conceito da festa também será destaque: a Bauernmalerei, na tradução bauern = fazenda, malerei = pintura. Durante todos os dias do evento, o público poderá conferir as diversas peças confeccionadas por artesãos locais com a técnica, marcante por retratar elementos do campo como flores, pássaros, frutas e paisagens. São quadros, placas, utensílios, objetos de decoração, entre outros.

Para quem tiver interesse em levar uma planta para casa, estarão montados 16 estandes de vendas de orquídeas e flores diversas, além de materiais de cultivo para plantas, como substrato, adubo, cachepós, entre outros. Neste ano, por conta do cenário econômico com necessidade de redução de despesas, não haverá apresentações musicais e os concursos para eleição de Rei e Rainha.

Serviço:

XVIII Blumenfest
Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt, Domingos Martins
Data: 16 a 18 de outubro
Horário: Sexta: 19 às 22h
Sábado: 9 às 22h
Domingo: 9 às 18h
Entrada Franca

Comentários