Menu

tera, 21 de novembro de 2017

Dia do Chef: O que eles comem em casa?

No Dia Internacional do chef de cozinha, saiba o que eles gostam de preparar em casa para a família

Eles são os responsáveis pelos saborosos e belíssimos pratos que degustamos nos restaurantes, pizzarias e hotéis, entre outros. São os chefs de cozinha, que comemoram seu dia internacional nesta terça (20). 

Com tantos reality shows de culinária, a profissão está cada vez mais em alta e glamourizada. No entanto, nada é só glamour. Eles não aparecem, mas ficam nos bastidores do corre-corre da cozinha para entregar à mesa a sua obra prima. Mas será que eles têm a mesma preocupação com a estética e seleção dos ingredientes ao preparar um almoço em casa para as famílias? Afinal, o que será que eles comem em casa?

A chef contemporânea Anna Arreguy, praticante do conceito de “comida de verdade”, da culinária multiétnica e apaixonada pela cozinha tailandesa, comanda o Vitória Oriental Buffet ao lado do marido, o sushi chef Marcus Arreguy (o casal, na foto). 

A dupla atua na área há aproximadamente 15 anos e assume que em casa a história é bem diferente. A culinária oriental faz parte do trabalho, mas, em casa, eles gostam mesmo é do Be-a-Bá da cozinha. 

– “Arroz branco, feijão, alguma proteína e salada bem colorida. Sem dúvidas, esta é a melhor comida do mundo. Gosto de tudo muito colorido, amo a cebola roxa, por exemplo”, contou Anna. Como formam um casal de chefs, Anna conta que eles se revezam no preparo da comida. 

– “Somos parceiros também em casa, portanto, sempre revezamos na cozinha, além de que os filhos também cozinham muito bem”, contou.

O chef Danillo Amaral, do Capri Italiano Contemporâneo, afirma que leva para casa o mesmo cuidado com o preparo dos pratos que tem no restaurante, mas que, em casa, também prefere uma comida mais simples.

– “Em casa também tenho a mesma preocupação na hora de selecionar os ingredientes. Para as refeições, nada muito sofisticado, mas há exceções. Tem épocas que faço o carbonara toda semana porque meu filho adora”, conta. 

Já sobre o seu prato preferido, o chef não titubeia.

–  “Arroz com bastante alho, feijão carioquinha com linguiça, carne seca e bacon, farofa de manteiga e ovo caipira frito com a gema mole”, disse.

A empresária Cirlei Benincá (foto), proprietária do restaurante Don Benin, em Nova Venécia, cozinha desde os 12 anos de idade e vem de uma família grande de italianos. Sendo assim, os almoços em casa eram quase sempre para 15 pessoas. 

– “Nós sempre fazíamos comidas diferentes. Minha mãe e irmãs mais velhas cozinham divinamente bem. Para melhorar, me casei com descendente de libanês com português e a família do meu marido também cozinha bastante. Então fui aprendendo um pouco com cada um. Adoro cozinha porque une pessoas e isto me deixa muito feliz”, ressaltou. 

De acordo com Cirlei, o que mais gosta de fazer em casa são os pratos preferidos dos filhos e marido.

–  “Minha filha adora camarão, meu filho ama filé mignon e meu marido gosta de dobradinha ou carne seca”, enfatizou.

Saiba o que faz um chef de cozinha
O chef de cozinha é o profissional responsável pela seleção dos ingredientes, pela preparação dos pratos, pela combinação dos sabores e pela sua apresentação. É de sua responsabilidade manter a ordem e a higiene na cozinha, além de coordenar seus auxiliares no preparo dos pratos. Para ser chef, é necessário que o profissional tenha responsabilidade, higiene, criatividade, liderança, entre outras características.

Enviado por Letícia Passos

Crédito das fotos:
Anna e Marcus Arreguy – Studio Alma
Cirlei Benincá – Vinnícius Ronconi
Danillo Amaral – Ari Oliveira

Comentários