Menu

quarta, 18 de outubro de 2017

Diagonal – Gilbert Chaudanne, Sesc/Glória; Só Pereira, Casa de Bamba: Batuque, pianista Alexandre Dias

Diagonal,
coluna do Oleari


Texto: Gilbert Chaudanne

OS DESCAMINHOS DA CULTURA OCIDENTAL

Fazendo conclusão à trilogia AMAR/SABER/SER, tento mostrar como o ocidente sempre se pensou como centro do universo. 

Nombrilismo ontológico. 

Aliás, outros povos também se achavam o “sal da terra”: gregos, chineses, etc. Há tribos de índios que simplesmente chamam-se “os homens” como se os outros homens de outras tribos fossem decorações ecológicas. 

A diferença é que o ocidente teve nas suas mãos um poder: a ciência que desembocou na técnica e permitiu pelas novas armas a conquista do mundo. Ai se vem com essa história de civilização superior que é uma forma de racismo. A ocidentalização do mundo se fez pelo canhão e não pelo saber. assim, toda uma vertente do conhecimento humano (chinês, hindu, índio, africanos, etc) foi laminado, eliminado pela razão cartesiana muitas vezes empregada de uma maneira caricatural. 

Mas pode chamar de civilização superior uma civilização que inventou 2 guerras mundiais e Hiroshima, os campos de extermínio? O conhecimento oriental não busca o poder mas o saber e até um não-saber superior ao saber, o que é incompreensível para os ocidentais predadores. Mas a bomba atômica é algo compreensível?” (Gilbert Chaudanne).

(Enviado pelo escritor Wilson Coelho)

Os musicais ao vivo


Aí, tudo junto: repertório dusbão, bom instrumental e vocal animado por Caranguejo, um excelente comunicador.

As favoritas do Oleari

O jovem pianista Alexandre Dias disse a esta coluna que acaba de postar no iutiubi todos os vídeos do recital que ele fez na Casa Thomas Jefferson, em Brasília, no último dia 11 com 13 músicas de compositores brasileiros, desde o século XIX ao século XXI.

Aí, a gente mostra um deles. É do jeito que a gente gosta.

Lorenzo Fernandez (transcr. Souza Lima) – Batuque (Alexandre Dias, piano)




trocatroca com a coluna e com o Portal DOPC;
[email protected]

Comentários