Menu

segunda, 20 de novembro de 2017

Oficina Contos para o novo milênio com Ronaldo Bressane vai até dia 3 de junho


Por Wilson Coelho

Oficina “Contos para o novo milênio”: Ronaldo Bressane

Este laboratório se fixa na produção, avaliação e leitura crítica de ficções curtas. 

A oficina intensiva dura 5 aulas, em que são sugeridas quatro propostas de textos breves. A teoria é elaborada sobre as Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Italo Calvino, tendo como contraponto criativo o livro Formas Breves, de Ricardo Piglia, e o método de ensino de redação de Gílson Rampazzo, do Colégio Equipe. 

O livro de ensaios Como Funciona a Ficção, de James Wood, também é um norte. As aulas ocorrem diariamente e são divididas em duas seções: na primeira, teoria literária e leituras críticas; na segunda, leituras dos textos escritos sobre as propostas sugeridas na aula anterior.

Formado em Comunicação e Letras, Ronaldo Bressane passou por redações como Trip, seLecT e Alfa, e colabora em veículos como Folha de S.Paulo. 

É autor do roteiro da graphic novel V.I.S.H.N.U. (Companhia das Letras), do romance Mnemomáquina (Demônio Negro) e do infanto-juvenil Sandiliche (Cosac Naify), entre outros. 

Ministrou laboratórios de ficção e não-ficção no Espaço Cult, no Centro Cultural Barco, no Clube Literário Hussardos, na Oficina de Escrita Criativa, na Casa do Saber, na Casa das Rosas e em diversas unidades do Sesc — na mais recente, em Paraty, participou de residência literária para produção de romance. 

Serviço
Até dia 3 de junho em Centro Cultural Sesc Glória.
Seu site é o Impostor, ronaldobressane.com

Comentários