Menu

tera, 21 de novembro de 2017

Desfile Cívico celebra o Dia do Município pelas ruas de Domingos Martins


Celebrações de 12 de junho em comemoração ao Dia do Município começam às 8h30m nas ruas de Campinho. 

Nessa data, Domingos Martins será transformada simbolicamente na Capital do Espírito Santo. E o que celebramos? É aniversário do município?

Na verdade, é importante esclarecer que o aniversário do município é comemorado no dia 20 de outubro, data da emancipação política. Em 12 de junho, instituído como Dia do Município, são prestadas homenagens ao Herói Capixaba Domingos José Martins que dá nome à cidade.

Nascido no sítio Caxangá, nas proximidades de Itapemirim, hoje pertencente ao município de Marataízes, no litoral Sul do Espírito Santo, foi um dos líderes da Revolução Pernambucana. Derrotado, foi preso e enviado à Bahia, onde acabou fuzilado em 12 de junho de 1817, no Campo da Pólvora, hoje conhecido como Campo dos Mártires. 

Em 20 de dezembro de 1921 o nome do município, até então Santa Isabel, foi mudado para Domingos Martins.

Para a programação do próximo domingo, o primeiro momento acontece na Praça Domingos José Martins, também conhecida como Praça da Biquinha, com a homenagem póstuma ao herói capixaba, às 8h30m. Em seguida, a cerimônia de transferência da capital em solenidade na Avenida Presidente Vargas, no centro de Campinho. 

O Dia do Município vai contar também com a presença da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo. 

Em seguida, estudantes de escolas municipais e estaduais (foto do evento do ano passado) realizam desfile cívico com o tema “Domingos Martins, experiências que nos movem” na Avenida Presidente Vargas, a partir das 9h30.

Neste ano, a banda marcial “Paulino Francisco Moreira”, de Vargem Alta, vai animar o desfile. Durante o dia, as atrações da Semana Cultural completam as opções de lazer para o fim de semana.

Desfile Cívico- Dia do Município
12 de junho- Domingo
8h30m – Homenagem póstuma a Domingos José Martins (Praça da Biquinha)
9h – Transferência simbólica da capital para o Município de Domingos Martins (Praça Dr. Arthur Gerhardt)
9h30m – Desfile cívico na rua principal

Com Lorena Müeller e Monique Ferbek

Comentários