Menu

sexta, 17 de novembro de 2017

Artista plástica paulista expõe em Vitória obras de arte inspirada nas modalidades olímpicas



Em clima de Jogos Olímpicos, até o esporte vira inspiração para a arte. É o que fez a artista plástica paulista Patricia Acurcio (foto). 

Ela desembarca em Vitória e apresenta obras de sua recente série chamada ‘Olímpica’ nesta sexta, dia 12, na loja Mulher Ativa, na Praia do Canto, Vitória/ES. 

É que em comemoração aos 28 anos da loja, as empresárias Aline Eisenlohr e Mariinha Santos resolveram unir a moda com a arte e convidaram a artista paulista e também o artista macedônio, radicado em São Paulo, Blagojco Dimitrov, para uma exposição inédita intitulada ‘Estratégias’. 

As obras dos artistas estarão expostas no mezanino da loja até o dia 30 de agosto.

A exposição reúne 20 obras de três séries da artista plástica Patricia Acurcio, que além de artista é formada em relações internacionais, profissional da moda e fotógrafa. 

Sem dúvidas, em tempo de Olímpiadas a série ‘Olímpica’ da artista é a que mais chama atenção. As obras abordam o esporte de forma abstrata em acrílica sobre tela. 

São diversas telas que representam modalidades como a natação, o judô, polo aquático, nado sincronizado, vela, basquete. Aliás, a vitrine da loja está com uma das obras da artista, um tríptico artístico, que inclusive ganhou recentemente o primeiro lugar no 10º Salão de Artes Plásticas e Fotografia do Clube Paineiras do Morumbi na categoria pintura abstrata.

Além dessa série ‘Olímpica’, na exposição em Vitória, Patricia também apresenta sua série ‘Filtros do Olhar’ que traz um trabalho bidimensional com acrílico e colagem, e também a série ‘Manipulação’, que traz um trabalho digital de acrílica sobre tela.

O artista macedônio, radicado em São Paulo, e professor da escola Pan-Americana de Arte (SP), Blagojco Dimitrov, que também é curador da conceituada Myllery Galeria, traz para a mostra oito pinturas de sua série ‘Pejsag’, que significa paisagem em macedônio. 

Ele segue a linha do expressionismo, muito influenciado pelo clima da guerra na Macedônia de onde emigrara. Dimitrov veio para o Brasil nos anos 90. 
De lá pra cá, já realizou diversas exposições individuais e coletivas. Nas palavras de Massimo Picchi, artista plástico e diretor da Escola de Arte e Design da Panamericana – SP, Dimitrov faz parte sem pretensão de causar nas pessoas surpresas técnicas ou rodopios intelectuais.

–  “Arte sem pirotécnicas filosóficas. Ela faz boa, excelente pintura, descarregando na tela, de forma magistral, a dor do seu povo, a violência. Sua pintura é verdadeiramente impressionante e surpreendente”, expressa Picchi.

Além da exposição, que abre a partir das 11h, nesta sexta, dia 12 de agosto, no mesmo dia haverá bate-papo especial com palestra ministrada por Dimitrov que abordará o tema “Arte, Espaço e Conceito’, voltado principalmente para arquitetos, profissionais da área e amantes da arte. As palestras ocorrerão em dois horários, às 13h e às 19h.




Serviço

Exposição ‘Estratégias’ 
Loja Mulher Ativa
Artista plástica paulista Patricia Acurcio e artista macedônio e mestre da Escola de Arte e Design Panamericana São Paulo Blagojco Dimitrov
Dia 12 de agosto
Abertura às 11h
Bate-papo com Dimitrov sobre ‘Arte, Espaço e Conceito’ em dois horários: às 13h e às 19h
Rua Aleixo Neto, 1602, ao lado do Shopping Triângulo, Praia do Canto. 
27 –  3315-8888.
A exposição ficará aberta para visitação até o dia 30 de agosto

Com Danielle Ewald

Comentários