Menu

sbado, 18 de novembro de 2017

Água com limão em jejum: conheça os benefícios da mistura


“Ao acordar, encha um copo com pouca quantidade de água gelada e esprema meio limão. Nada melhor para iniciar o dia”. 

Provavelmente você já deve ter escutado isto por aí. Muitos acreditam que beber água com limão em jejum auxilia na perda de peso, mas será que funciona mesmo? Será que não nos traz malefício algum?

A verdade é que não há comprovação científica de que tomar água com limão em jejum ajuda a emagrecer. Porém, isto não quer dizer que não tenha benefícios à saúde.


– “Ao tomar esta mistura logo ao acordar, antes de ingerir qualquer outro alimento, faz com que a pessoa se sinta um pouco mais saciada e consuma menos comida na primeira refeição do dia, por isso a impressão de que ajuda no emagrecimento. Mas o principal benefício da água com limão em jejum é a alcalinização do intestino. De modo geral, este equilíbrio entre a acidez e a alcalinidade é importante para manter a boa saúde de todo nosso corpo e da mente”, explica a nutricionista Bianca Cangini.

Além disso, por ser uma fruta cítrica, o limão é rico em vitamina C, atuando na limpeza e na melhora do desempenho do sistema imunológico; auxilia no regulamento do metabolismo; é diurético; é anti-inflamatório; e ajuda na digestão e na eliminação de toxinas. 

– “Por ser ácido, o limão equilibra o PH do corpo, contribuindo para diminuir dores nas articulações, além disso combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e algumas doenças como o câncer, melhora as funções do cérebro devido à presença do potássio, e melhora a absorção do ferro, entre outros”, acrescentou Bianca.

No entanto, pessoas que têm gastrite, devem evitar ingerir água com limão em jejum.

–  “Por serem sensíveis aos cítricos, a ingestão da mistura pode causar náuseas, dor de cabeça, fadiga, entre outros”, alertou a nutricionista.

Com Letícia Passos

Comentários