Menu

quinta, 16 de agosto de 2018

Oitenta pesquisadores se reúnem em Campinho para encontro sobre Astrofísica, Cosmologia e Gravitação



Professor Júlio Fabris, da Ufes, faz palestra sobre “Astronomia no século XXI” para alunos da Emef do Aracê

Pela segunda vez pesquisadores de todo Brasil e estrangeiros de França, Itália, EUA, Suíça, Índia, Rússia, Chile estarão reunidos em Domingos Martins a partir do próximo domingo (25) em um encontro sobre Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, durante a 3ª Escola “José Plínio Baptista” de Cosmologia,

Organizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com apoio da Prefeitura Municipal de Domingos Martins/ES. 

Os estudiosos estarão reunidos durante toda a semana no Aroso Paço Hotel, em Pedra Azul, para participarem de mini-cursos, seminários avançados, ministrados por pesquisadores do Brasil e do Exterior.

–  “Neste ano o foco dos debates será o setor escuro do universo, que são matérias existentes no Universo, sabemos que existem, mas não é possível observá-las”, explicou o pesquisador Hermano Velten, um dos organizadores do evento.

Serão quatro mini-cursos ministrados por pesquisadores de renome internacional: Federico Piazza (Université de Marseille, França) – um dos grandes especialistas do mundo em relatividade geral e física teórica; Luca Amendola (Universität Heidelberg, Alemanha) – um dos investigadores principais do projeto Euclid, agência espacial europeia, que será principal satélite em atividade a partir de 2020; Scott Dodelson (Fermilab, EUA) – um dos principais investigadores mundiais de projetos de observação; e Stefano Profuno (University of California, EUA) – especialista em matéria escura.


Comunidade vai observar
astros na quinta (29)

Além da parte técnica, o evento contará com dois momentos voltados para a comunidade. O primeiro deles será o momento em que os alunos da EMEF Aracê receberão uma palestra sobre “Astronomia no século XXI”, com o professor Dr. Júlio Fabris, da Ufes. O encontro com os alunos será na terça (27), às 7h30m. O objetivo é aproximar os estudantes do assunto e tirar dúvidas e curiosidades dos alunos.

Na quinta-feira (29) será montado na Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho, um laboratório de observação. Dois telescópios serão instalados no local para que a população possa observar estrelas e planetas. Toda a ação será orientada por funcionários da Ufes que darão explicações aos moradores e visitantes. A observação poderá ser feita a partir das 20 horas.

O evento é organizado pelo grupo de pesquisa em Gravitação e Cosmologia da UFES (Cosmo-UFES) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), contando com apoio da Ufes (CCE, PRPPG, PPGFis), do CNPq, da CAPES, do Claf e da FAPES. Ela ocorre em alterância com outro evento internacional promovido pelo Cosmo-UFES e pelo PPGCosmo, a conferência Verão Quântico, organizada durante os anos ímpares.

Serviço:
3ª Escola “José Plínio Baptista” de Cosmologia
Data: 25 a 30 de Outubro
Realização: Grupo Gravitação e Cosmologia do Departamento de Física da Ufes
Apoio: Prefeitura Municipal de Domingos Martins
Informações: http://www.cosmo-ufes.org/jpbcosmo2.html

Observação Astronômica
Data: 29 de outubro
Horário: 20h
Praça Dr. Arthur Gerhardt

Com Lorena Müeller e Monique Ferbek

Comentários