Menu

quarta, 18 de outubro de 2017

Pub em estilo industrial na Casa Cor – Diagonal, coluna do Oleari

Arquiteta Marcela Gabetto


A inspiração para o ambiente foram as cervejarias artesanais da Califórnia, de onde a arquiteta Marcela Gabetto passou uma temporada

Enquanto ainda morava em San Diego, nos Estados Unidos (EUA), onde foi fazer um curso, a arquiteta Marcela Gabetto, formada pela Ufes (universidade Federal do ES), entrou em contato com o amigo de faculdade Eluzai da Rós para uma conversa informal sobre a arquitetura da cidade.

Comentou com ele (Eluzai da Rós na foto com Macela) sobre seu fascínio pela estilo contemporâneo e despretensioso que rondava as cervejarias artesanais da Califórnia – tudo com muita criatividade.

Ao retornar ao Brasil, foram juntos à visitação da Casa Cor ES, na qual a anfitriã, Rita Tristão, lhes apresentou o PUB, local onde funcionava o antigo bar do Hotel Canto do Sol, onde o evento será realizado.

O pub, de 85 metros quadrados e as suntuosas janelas, que permitem a entrada de luz natural e vista para o mar, encantou os arquitetos. E foi neste amplo espaço que a dupla imprimiu seu DNA e marcou sua estreia na mostra em 2016.

– “Criamos um ambiente aconchegante, que permite ao visitante sentar e apreciar a arquitetura do lugar. O pé direito de até oito metros e a história do local foram as principais diretrizes de projeto, criando a atmosfera desejada”, explica Marcela.


Os arquitetos investiram em referências industriais para a elaboração do projeto, para isso utilizaram materiais como o revestimento de tijolo, concreto e cimento queimado. 

Para o desenvolvimento do mobiliário (bancos, mesas, estantes e luminárias), a dupla apostou na utilização de ferro (metalon), com marcenaria e o quartzo translúcido, que reveste os seis metros de balcão e as mesas do lounge.

Outro destaque importante do projeto é o lettering em giz realizado pela empresa Locomotipo. A convite dos arquitetos, os ex-alunos do curso de Desenho Industrial da Ufes elaboraram uma arte com o seguinte dizer:

– “Happiness happens when we combine music and beer”, o que em Português significa “Felicidade acontece quando combinamos música e cerveja”.

Por fim, os arquitetos escolheram fotografias urbanas de fotógrafos capixabas para ambientar e trazer vida ao Pub, além de uma escultura de uma guitarra estilizada em acrílico, feita por um artista plástico paulista. 

Tudo acentuado por uma iluminação própria para esse tipo de ambiente.

O Pub da Casa Cor ES será operacionalizado pelo Restaurante Preferito, que servirá petiscos, chopes e cervejas artesanais da KingBier durante toda a mostra. 

Os arquitetos, em parceria com o Preferito, vão convidar artistas capixabas do jazz e do blues para se apresentarem no local.
                                                      SERVIÇO:

PUB CASA COR 2016 – 

Ambiente de 85 metros quadrados, com pé direito triplo, assinado pelos arquitetos Marcela Gabetto e Eluzai Da Ros. Visitas de terça à sexta, das 15h às 22h; sábado e feriados, das 13h às 22h; domingo, das 12h às 20h. 
De 28 de setembro a 8 de novembro. Av. Dante Michelini, 3957, Hotel Canto do Sol, Praia de Camburi, Vitória – ES.

Contatos:
Marcela Gabetto – www.marcelagabetto.com e @marcelagabetto / [email protected]/ 27 99941-5950
Eluzai Da Rós – @darosarquitetura / [email protected] / 27 – 99891-7825


Com Letícia Passos


oswaldo oleari
é jornalista/radialista

www.donoleari.com.br
[email protected]

Comentários