Menu

sbado, 14 de dezembro de 2019

Meu Vinho, Minha Vida: Vinícola Aracuri leva 2 Medalhas de Ouro e uma de Prata de concurso internacional em Mendoza, Argentina / Entrevista: enóloga Paula Schenatto – Diagonal, coluna do Oleari


Aracuri leva 2 Medalhas de Ouro e uma de Prata de concurso internacional em Mendoza, Argentina.

Acabei de receber da enóloga e principal executiva da Vinícola Aracuri, do Rio Greande do Sul, Paula Guerra Schenatto (foto):
– Tenho o prazer de compartilhar com você o resultado do “13º Concurso Internacional VINUS 2016”, realizado em Mendoza na Argentina, que integra o Ranking Mundial Wine 2017 (www.wawwj.com)

Foram inscritos vinhos de mais de 145 vinícolas de 17 países, como Bolívia, Brasil, Chile, França, Austrália, Estados Unidos e Argentina. Paula Schenatto”.
                     Vinícola Aracuri tem colecionado Medalhas








“Meu Vinho, Minha Vida” será o programa do Editor Chefão do Portal DOPC na RÁDIO CLUBE DA BOA MÚSICA. 

Oleari – Vamos ao nosso “Quem é Quem”. Quem é Paula Guerra Schenatto? 

Paula Guerra Schenato – Fiz faculdade de Biologia (2004) e depois Mestrado em Fitotecnia (2007). E somente em 2012 me formei no curso superior de Viticultura e Enologia. Trabalho na área há mais de 10 anos. Iniciei na área técnica e hoje cuido, além da técnica, ambém da área comercial. Desde a faculdade de Biologia, eu fazia estágio na Embrapa Uva e Vinho, onde trabalhei em diversas áreas de pesquisa voltadas à uva para vinificação.

Oleari – O Collector, também premiado, agrega mais um destaque para a folha da Aracuri. Cumequi foi o início, a formação da empresa, as etapas, o desenvolvimento, a “maturação” – digamos assim – até chegar a estes momentos especiais?

Paula Schenato – A linha Collector é nossa linha especial. Feita somente em anos especiais. A colheita é separada. É a primeira colheita. São as melhores uvas. Todo processo é diferenciado. É o nosso vinho que mais tempo estagia em barricas de carvalho: 12 meses.



Oleari – Qual o rótulo mais vendido da vinícola?

Paula Schenatto – Os rótulos mais vendidos são o espumante Aracuri brut Chardonnay e o Aracuri Campos Altos.

Oleari – Qual a litragem produzida atualmente pela Aracuri?

Paula Schenatto – 30.000 a 40.000 litros

Oleari – Fique à vontade para narrar passagens muito difíceis e também grandes momentos de superação de obstáculos.

Paula Schenatto -Nossa região é muito propensa a geadas e granizo. Em 2011, perdemos toda produção de Cabernet Sauvignon e 80% da de Merlot, por granizo.

Oleari – Acrescente o que achar interessante, algo que não tenha dito em entrevistas, que gostaria de dizer…

Paula Schanetto – Eu amo o que faço! A Aracuri não é só meu trabalho, emprego ou ocupação. É parte de mim.

Oleari – Depois desses anos todos – quantos mesmo, afinal? – se tivesse que começar novamente, você faria o mesmo? Valeu a pena?

Paula Schenatto – Mais de 10 anos… Faria tudo igual. Antes da Aracuri, trabalhei numa vinícola grande. Mas meu sonho sempre foi assumir uma pequena vinícola. Eu encontrei a Aracuri!

Oleari – Se agora, ao final desta conversa, fosse brindar com uma taça de vinho, qual vinho Aracuri você nos serviria, do varietal até o top de linha?

Paula Schenatto – Brindaria com o espumante Aracuri Collector Blanc de Noir. Espumante 100% Pinot Noir vinificado em branco. Simplesmente amo!

Oleari – Mais algo a dizer?
Paula Schenatto – Beba vinho. Beba vinho do Brasil! Valorize o que é nosso! 
Muito obrigada, Oleari, pelo carinho, comigo e com a Aracuri.

oswaldo oleari ou oleare
é radialista/jornalista
e aprendiz de vinhos (*)

(*) Nota da Redação: muito disciplinado, Oleari bebe 1 taça recomencdada pelo cardiologista no almoço e outra por conta própria. E bebe 1 taça do cardiologista no jantar e outra por conta própria.

Comentários