Menu

sbado, 21 de setembro de 2019

Leonece Barros – Perigo: armas mal guarnecidas em fóruns





Novamente temos que conviver com essa desagradável notícia de ladrões invadindo fórum e roubando armas. 

Dessa vez os bandidos conseguiram facilmente um arsenal com 150 delas, de vários calibres, disponíveis no fórum da Serra. Por favor, será que alguém pode responder: Por que fóruns tem que manter uma quantidade dessas de armas em suas instalações inseguras, inadequadas e facilmente devassáveis? Seria impossível modernizar as condições processuais e manter em registro esses armamentos, que sabemos são peças dos autos, fotografando-as e conservando apenas os laudos periciais e outros documentos relacionados?

Caso não tenham nunca como modernizar esse jeitão arcaico e inseguro, por que não constroem cofres e fortalezas para guardarem essas peças por anos a fio, como sempre acontece? 

Felizmente cuidaram da estocagem da cocaína, maconha e outras drogas que ficavam entocadas durante muito tempo, primeiro nas delegacias e depois nas varas de ligadas aos processos de tóxicos e entorpecentes. Passaram a ser incomodados pelo forte odor que as drogas expeliam.

Como não é a primeira vez que esses roubos acontecem e a situação continua no mesmo patamar, outros casos continuarão acontecendo, graças a inadequação das circunstâncias, até que um dia – que acredito mais distante que próximo – providências serão adotadas.

Mas e agora? Mais 150 armas nas mãos dos bandidos! Imaginem só que estrago! Quantas vítimas perderão suas vidas? Quantoa assaltos a Divisão de Crimes Contra o Patrimônio da Polícia Civil vai ter que apurar? Quantos PMES – que andam bastante desestimulados ao embate com a marginalidade – serão feridos e mortos por essas armas?

Farei umas últimas perguntas: Quais we quantos serão responsabilizados por essa tragédia? Apenas o vigilante ou a empresa de vigilância do fórum? Os juízes e promotores das varas criminais? Os escrivães? O funcionário que mantinha essas armas no depósito? O diretor do fórum? Quem? Quem? Quem? Cabe alguma responsabilidade objetiva ao caso em tela?

Vale a pena pensar numa forma de melhorar esse jeito inseguro de guarnecer nos fóruns, as armas e drogas que constam como peças de processos. 

A respeito de mais essa ocorrência, desejando ardentemente que consigamos evitar outras, e que as mesmas perguntas nunca mais voltem a nos incomodar, registro uma frase de John F Kennedy, quando disse:

–  “Não vamos tentar consertar a culpa do passado. Vamos aceitar nossa responsabilidade pelo futuro”. 

Tenho dito. 

Leonece Barros
é jornalista
e advogado

(10/4/217).

Comentários