Menu

sbado, 18 de novembro de 2017

Espetáculo “Uma Viagem no Tempo” chega em Alegre, Sul do Espírito Santo




Em circulação desde maio, peça do Grupo Rerigtiba fala sobre importância da preservação da água.





Na montagem “Uma Viagem no Tempo”, do Grupo de Teatro Rerigtiba (Anchieta-ES), o público de todas as idades é convidado a pensar como seria o planeta sem água. No palco, um trio de personagens de um mundo distópico tratam da temática da preservação da água e de seu consumo consciente. Com direção e dramaturgia de Nieve Matos e com elenco formado pelas atrizes Sara Lyra, Welida Pontes e Marcelle Ludgero, a peça que estreou no ano passado e foi contemplada com prêmio do Funcultura – Secult 2016 está circulando por cinco regiões do Estado. Após passar por Muqui e por Aracruz, o espetáculo chega, nesta segunda-feira (12), no Auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Alegre, e também será apresentado em Anchieta (21/06), Rio Novo do Sul (26/06) e Venda Nova do Imigrante (30/06). Todas as apresentações são gratuitas.

Na peça, os personagens Morton e Madame Sofi, viajantes do tempo, retornam de uma aventura para buscar um tesouro guardado, encontram uma criança que não sabe sorrir vivendo num planeta árido e desértico. A dramaturgia, usando a água como recurso simbólico, no decorrer dos 50 minutos de espetáculo oferece à platéia uma aventura de magia, diversão e mistério.

A proposta da temática surgiu em 2015, quando o Brasil passou a viver uma forte crise hídrica. 

O grupo conta que, no município de Anchieta, embora a população não tenha sofrido diretamente os piores impactos da escassez de água, cidades próximas, parentes e amigos de outras regiões foram fortemente afetados pela nova realidade, o que provocou comoção e reflexão interna sobre o tema e o desejo de transformá-lo em um espetáculo teatral voltado para o público infanto-juvenil.

A princípio, com o objetivo de tratar o assunto de forma pedagógica apenas em escolas, a produtora Telma Amaral convidou Nieve Matos para dirigir o espetáculo, que tinha formato adequado a espaços alternativos. O palco trouxe a possibilidade de ampliar os recursos cênicos, apostando numa dramaturgia que, sem abrir mãos da abordagem pedagógica, sai do quadrado. O resultado do trabalho tem agradado a um público variado de todas as idades. O tema aposta no otimismo e na esperança de que, fazendo cada um a sua parte, a realidade do planeta poderá ser outra no futuro. O espetáculo traz uma mensagem de responsabilidade cotidiana, do que é possível ser feito por cada pessoa nas suas pequenas ações.

Novos parâmetros para a dramaturgia infanto-juvenil
Longe de personagens conhecidos do universo Disney, o texto de “Uma Viagem no Tempo” se propõe a contar uma história sem o apelo de produções comerciais já bastante exploradas. Segundo Nieve, a ideia era não repetir esse formato e trazer outros personagens que também são do nosso imaginário, como um mágico, uma velha que sabe tudo e a criança do futuro. “São coisas que também estão muito próximas da gente, mas tivemos um cuidado de não reproduzir algo que já é feito, que é lugar-comum e muito mercadológico. A proposta foi buscar um outro lugar de também fazer um trabalho de qualidade, que seja um entretenimento de qualidade para a criança, com essa questão pedagógica atrelada”, ressalta a dramaturga, que usou outras obras da literatura e do teatro como referência e inspiração, a exemplo de “O Guia do Mochileiro das Galáxias” e “O Pequeno Príncipe”.

Sobre o Grupo de Teatro Rerigtiba
O Grupo de Teatro Rerigtiba, com sede na cidade de Anchieta-ES, é um coletivo de artistas que se dedica à pesquisa da linguagem teatral nas suas diversas formas de expressão estética como forma de aprimorar seu ofício. Com 24 anos de existência, o grupo mantém um trabalho contínuo de investigação, produção, montagens e apresentações de espetáculos nos mais diversos estilos e técnicas. Também realizam Cursos, oficinas e workshops.

SERVIÇO:
Espetáculo de teatro “Uma Viagem no Tempo” do Grupo de Teatro Rerigtiba
Texto e direção de Nieve Matos / Classificação: Livre / Duração: 50 min.
Quando: dia 12 de junho (segunda-feira), às 14 horas
Onde: Auditório do Instituto Federal do Espírito Santo – Rod Br 482, Km 47, s/n – Rive, Alegre-ES
Informações: (28) 3552 – 8131

ENTRADA GRATUITA!

Próximas apresentações:
– 21 de junho (quarta-feira), às 13h30m, na Sede do Grupo Rerigtiba – Anchieta
– 26 de junho (segunda-feira), às 15 horas, no Teatro Ivo Mameri – Rio Novo do Sul
– 30 de junho (sexta-feira), às 13h30m, no Auditório do Ifes – Venda Nova do Imigrante, BR 262,

Sinopse: Morton e Madame Sofi são viajantes do tempo que estão em busca de um misterioso tesouro. Num planeta desértico, descobrem uma estranha criança que não sabe sorrir. O inusitado encontro desses três personagens vai despertar a esperança, a magia, a alegria, e desvendar o mistério de como as pessoas deixaram sua maior riqueza escorrer pelas mãos. De forma lúdica e divertida, o espetáculo nos convida a pensar nas atitudes importantes para preservar nosso mais valioso recurso natural: a água.

FICHA TÉCNICA
“Uma viagem no tempo”
Direção: Nieve Matos
Produção: Telma Amaral
Figurino: Lunamar Gonçalves
Cenografia e Criação de Objetos de Cena: Grupo Rerigtiba
Iluminação: André Steffson
Produção Musical e Visagismo: Maria Barros (Mary Di)
Fotos: Daniela Zorzal
Ilustração: Erika Mesquita
Cabelo da atriz Welida Pontes: Espaço Mimo Vasco
Designer Gráfico: Sheila Bressan
Realização: Grupo de Teatro Rerigtiba
Elenco: Marcelle Ludgero, Sara Lyra e Welida Pontes

Com Paulo Gois Bastos e Patricia Galleto 

Comentários