Menu

sexta, 17 de novembro de 2017

Dedicado à arte da performance, Performe-se seleciona propostas de artistas e coletivos de todo o Brasil

Podem se inscrever artistas e coletivos artísticos de todo o Brasil com propostas de vídeo-performances e de apresentações presenciais de performances. Os trabalhos selecionados receberão ajuda de custo. 

Performe-se será realizado de 27 a 30 de setembro deste ano em Vitória-ES e contará com extensa programação aberta ao público em torno da arte performática. As inscrições são gratuitas no site: performese.wixsite.com/performe-se.

Cada pessoa ou coletivo pode inscrever até um trabalho em cada modalidade: performance presencial e vídeo-performance. As propostas escolhidas receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 600,00, para residentes no estado do Espírito Santo, e de R$1.200, para residentes em outras localidades fora do território capixaba. 


O gasto com materiais é de responsabilidade dos artistas ou coletivos selecionados, assim como o conteúdo, a execução, a produção e quaisquer outras demandas referentes aos trabalhos inscritos. 

A seleção será feita por uma comissão composta pela coordenação do festival e por curadores convidados. A lista dos selecionados será divulgada até o 30 de julho no site do Festival (performese.wixsite.com/performe-se).

Com a primeira edição realizada em 2015, Performe-se nasceu para gerar encontros e espaços de compartilhamento de experiências sobre a produção de performance. Para este ano, será tratada a manifestação da performance como uma dimensão da ação viva propondo uma relação entre atravessamentos e obstáculos, entre fronteiras que se diluem e se erguem. 

Com uma programação de apresentações, mostra de vídeos, mesas de debates e oficinas, o Festival abordará questões que envolvem as facetas sociais brasileiras, como também a condição mundial inflamada pelos conflitos e escolhas políticas ou pela falta de opção.

As atividades do Performe-se serão concentradas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)/ Campus Goiabeiras, mais especificamente na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), e em espaços da Secretaria de Estado da Cultura Espírito Santo (Secult). 


No entanto, a programação poderá acontecer em outros espaços da cidade conforme a demandas das performances presenciais selecionadas. A concepção, produção e organização desta edição são de Carla Borba, Geovanni Lima e Natalie Mirêdia.

O Festival Performe-se “Fronteiras Borradas| Fronteiras Erguidas” é vinculado à Ufes enquanto projeto de extensão do Departamento de Artes Visuais e conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) através do Edital nº 016 / 2016 – Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais.

Serviço:
Inscrições Performe-se “Fronteiras Borradas| Fronteiras Erguidas”
Até 30 de junho de 2017 no site: performese.wixsite.com/performe-se
INSCRIÇÕES GRATUITAS!

Paulo Gois Bastos

Comentários