Menu

segunda, 20 de novembro de 2017

Biblioteca Pública do ES exibe exposição inédita de “Carlos IV: Imperador de Quatro Tronos”

Por Carol Veiga, Erika Piskac e Danilo Ferraz


A história de um dos monarcas mais intrigantes da Europa Central no século XIV. 


A Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES), na Praia do Suá, Vitória/ES, recebe a exposição “Carlos IV: Imperador de Quatro Tronos” nesta sexta-feira, 21 de julho, às 19 horas. 

Promovida pelo Consulado Geral da República Tcheca em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) e a BPES, a mostra é composta por 14 painéis e 5 bustos que apresentam a vida do monarca Carlos IV, de acordo com pesquisas históricas e antropológicas feitas pelo Consulado.

A exposição já passou por diversos estados no país e apresenta retratos, escritos e documentos sobre o reinado do monarca. Personagem famoso na República Tcheca, Carlos IV se empenhou em fazer de Praga um digno centro do poder real e imperial. Filantropo, escritor e apreciador da arte, uma das marcas de sua administração foi possuir entre seus enfoques, a cultura e a educação como bases primordiais.

Quem abre a exposição é secretário de Cultura, João Gualberto Vasconcellos. Já estão confirmadas as presenças da Cônsul-Geral do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlíková, e do Cônsul Honorário da República Tcheca no Espírito Santo, Odilon Borges Junior.

Carlos IV

Nascido como Venceslau, em 1316, na cidade de Praga, Carlos foi rei da Germânia (a partir de 1346), da Boêmia (a partir de 1347), da Itália (a partir de 1355), conde de Luxemburgo (1346 a 1353) e imperador do Sacro Império Romano-Germânico entre 1355 e 1378, ano de sua morte.

Deu origem a vários monumentos históricos como, por exemplo, a Catedral de São Vito, no Castelo de Praga. Alguns deles hoje levam seu nome, como a Ponte Carlos ou a Universidade Carolina, em Praga, o majestoso Castelo de Karlštejn, perto da capital, e a cidade balneária de Karlovy Vary, no oeste do país.

Serviço:

Exposição “Carlos IV: Imperador de Quatro Tronos”
Abertura: 21 de julho (sexta-feira)
Horário: 19 horas
A exposição vai até 21 de agosto.
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), Avenida João Batista Parra, 165, Enseada do Suá, Vitória.
*Entrada franca.

Pitaco do Oleari:

Subo no caxotim pra deixar cair um zilhão de aplausos para a secretaria de Cultura do ES pelo magistral evento. Coisa de gente grande. Pruma exposição de tal padrão não posso poupar um puta rasga seda, por se tratar de uma riquíssima coleção. Um privilégio, o botocudo da sede da Capitania ter a oportunidad e de ver um acervo de importância universal. 

Comentários