Menu

quarta, 13 de novembro de 2019

IV Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial debate crimes de injúria e racismo

Portal Don Oleari Notícia 

Saúde da população de Rua também foi tema dos debates


Temas que envolvem a população negra foram debatidos neste sábado (29) durante o segundo dia da IV Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial, realizada no auditório Alexandre Martins de Castro Filho, Casa do Cidadão (Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares), na avenida Maruípe, Vitória/ES.

Entre os assuntos abordados nos grupos de trabalho estavam racismo e crimes de injúria racial. Os palestrantes José Roberto de Andrade e Gilvan Vitorino foram os responsáveis pela condução das atividades.

Durante o encontro, José Roberto falou sobre o racismo institucional e suas consequências para a sociedade, uma das principais formas de preconceito, que acontece de forma velada, com resultados devastadores.

– “No Brasil existe uma hierarquia racial não declarada, herança do período escravocrata, que se encontra naturalizada e habita nosso dia a dia, causando mais danos e mortes do que os insultos raciais”, pontuou.

Diferenciação
Na sua apresentação, Gilvan Vitorino explicou a diferença entre crime de racismo e injúria racial. Segundo Gilvan, o primeiro acontece quando envolve uma coletividade enquanto o outro é direcional, com a intenção de atingir o indivíduo em si.

Em muitos casos, diz Gilvan, inclusive dentro do poder Judiciário, causa divergências de julgamento. Há ainda a dificuldade de se comprovar o crime e também o fato da população negra ser a principal vítima do sistema carcerário.

– “O caráter racista do direito penal está demonstrado estatisticamente no Espírito Santo, quando vemos que 78% dos presos são negros e pardos”.

Mais debates

Além do racismo e seus desdobramentos, durante o último dia da conferência houve outros grupos de trabalhos que abordaram Saúde da População em Situação de Rua e da Mulher Negra, além de Educação e Cultura para a população negra.

Serão escolhidos os delegados para a 4ª Conferência Estadual de Políticas de Promoção da igualdade Racial, ainda sem dada para ser realizada.

Com Josué de Oliveira

Comentários