Menu

sbado, 18 de novembro de 2017

O dia do pianista Oscar Peterson: 15 de agosto de 1925




O pianista e compositor Oscar Peterson nasceu em 15 de agosto de 1925, em Montreal, Canadá. Estaria hoje, portanto, com 92 anos.

Ele se tornou um músico de jazz profissional aos 14 anos, quando começou sua primeira sessão radiofônica tocando com bandas de Montreal. 
Foi com 14 anos que ele ouviu pela primeira o pianista Art Tatum tocando “Tiger Rag”. Tocava desde os seis anos de idade, estudando piano seis horas por dia.
Ao ouvir Art Tatum e quade desistiu da carreira por perceber, segundo sua biografia, que não era tão bom quanto Tatum.

Felizmente, pra nosotros, apreciadores de um bom piano e de discos maravilhosos feitos por Peterson e muitos parceiros, ele seguiu em frente.

A carreira de Oscar Peterson está marcada por um grande número de gravações com seu famoso e longevo trio, formado com o célebre baixista Ray Brown e o não menos baterista Ed Thigpen.

Mas Peterson gravou com os deuses, o mundo e a torcida do Flamengo – só pra dar uma ideia da dimensão superlativa de sua brilhante carreira.

Duos, trios, quartetos, com outras bandas também célebres, Peterson fez de tudo musicalmente.

Na programação da Rádio Clube da Boa Música, por exemplo, existem gravações do pianista Oscar Peterson com a orquestra do famoso maestro e arranjador Nelson Riddle, outro que gravou com os grandes astros da música americana dos isteitis, tipo Frank Sinatra, Nat King Cole – cantando e também com um belo disco de piano solo com a harmoniosa orquestra.

Este é um registro de 1964 na Dinamarca. Oscar Peterson, Ray Brown e Ed Thigpen num clássico, “C Jam Blues “.

Comentários