Menu

quarta, 13 de dezembro de 2017

‎Francisco Aurélio Ribeira lança livro infanto juvenil na Casa da Memória de Vila Velha/ES


Por Manoel Goes

Clarissa e o Beija-flor e outras histórias, (2017, 40 p.), é o 21º livro infantil do consagrado escritor, poeta, ensaísta e exímio narrador Francisco Aurélio Ribeiro, professor e presidente da Academia Espírito-santense de Letras. 

Nesta obra ele reúne histórias “verdadeiras”, criadas no aprazível “Cantinho do Céu”, sua propriedade rural nas montanhas capixabas. 

O real e o imaginário se mesclam na confluência de histórias, muito próprias de seus livros infantis, onde, em verso ou em prosa, o mais frequente, os personagens são animais e meninos. 

Digo, o mais frequente, pois um ovo, uma chave, uma folha já foram personagens em suas histórias.

A primeira história, que dá nome ao livro, é “Clarissa e o beija-flor”. Tudo começa em um tempo preciso: outono, época de agradável temperatura, não direi de frutas, pois aqui no Brasil elas são atemporais, quando Clarissa sai para passear com a mãe e o cachorro, e surge o personagem que moverá a família: um filhotinho de beija-flor, motivo para a menina ter conhecimento sobre essas aves, em uma convivência familiar, cooperativa e cordial.

Os primeiros livros de histórias, direcionados ao público infantil, surgiram no século XVIII. Depois, no século seguinte, autores como Hans Christian Andersen, os irmãos Grimm e Monteiro Lobato surgiram e destinavam a sua literatura para uma classe mais privilegiada. 

Mas Francisco Aurélio pensa no receptor mirim, não com uma visão simplista do passado, por isso coloca-o em um ambiente social e familiar possível, diante de uma construção estética apresentável. 

Seus livros infantis são para serem lidos por crianças ou adultos de qualquer classe social. 

Neles destaca os valores humanos, os sentimentos de amor aos animais e à família, a solidariedade e o respeito ao outro, aguçando o prazer de ler, mostrando a leitura como fonte de informação prazerosa, com enredos simples e divertidos como os que o leitor poderá encontrar em Clarissa e o Beija-flor e outras histórias.

SERVIÇO:
Clarissa e o Beija-flor e outras histórias
Autor: Francisco Aurélio Ribeiro
Dia: 30 de agosto – 19 horas
Local: Casa da Memória de Vila Velha – Rua Luciano das Neves 14, Prainha. Centro, Vila Velha/ES.
Valor: R$20,00
Produção: Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha-IHGVV
Apoio Cultural : PMVV – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

Comentários