Menu

segunda, 23 de abril de 2018

Matias Brotas e Valor Investimentos realizam mesa redonda sobre ARTe & Mercado + Investimento

O encontro terá a presença de dois especialistas no assunto: Fábio Szwarcwald (foto), economista, colecionador e recém nomeado diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ; e também o convidado Celson Placido, estrategista em mercado de investimentos e comentarista da GloboNews, Jornal da Globo, Jornal Nacional.

Fábio Szwarcwald é um apaixonado por arte, com uma coleção de cerca de 400 obras de nomes como Vik Muniz, Amilcar de Castro, Lygia Clark, Abraham Palatinik, Gêmeos, David Batchelor, Finok, Gisele Camargo, Manuel Eudócio, Nelson Leirner e Otavio Schiper. 
Fábio é economista e assumiu recentemente a diretoria da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ.

Durante a mesa redonda, ele vai falar sobre sua experiência no mercado financeiro na visão de um colecionador que adquire obras desde 2002. Vai relatar suas próprias vivências nesse mercado em expansão, sobre o colecionismo, o porquê de investir em arte, por onde começar uma coleção.

Celson Placido, com 20 anos de atuação, é referência nacional quando o assunto é macroeconomia e como ela afeta os setores e empresas. Ele falará sobre o cenário atual da economia brasileira e suas tendências para o restante do ano e para 2018, além de abordar sobre a crise econômica e onde enxergar oportunidades.

Segundo a galerista Sandra Matias, “este encontro é uma simbiose da relação da arte com a economia, nos concedendo uma nova visão em que a obra de arte torna-se um investimento a ser considerado em termos de mercado, independente do valor da mesma.”
O economista-chefe da Valor Investimentos, Paulo Henrique Corrêa, destaca a importância da análise do cenário político e econômico na definição de investimentos. 

– “Devido às incertezas vividas pelo Brasil nos últimos anos, ouvir Celson Placido (foto), estrategista-chefe da XP, uma das maiores casas de investimentos do país, é muito importante para guiar nas tomadas de decisões”, afirma.

Clube do Colecionador
Um exemplo de colecionismo acessível a qualquer pessoa é o Clube do Colecionador da Matias Brotas. 
Trata-se de projeto pioneiro da galeria, cujo objetivo é formar novos colecionadores, aproximar o público da arte contemporânea e mostrar que investir nesse mercado é mais simples do que parece.

O Clube do Colecionador está em sua 4ª edição e tem curadoria do crítico de arte Agnaldo Farias. O clube convidou quatro importantes artistas pelo caráter experimental e diversidades de suas pesquisas: Andrea Brown, José Bechara, José Spaniol e Raphael Bianco, que produziram quinze múltiplos inéditos. 

As quatro obras são entregues ao longo de um ano na casa do colecionador. Mais informações sobre o clube pelo www.matiasbrotas.com.br/clubecolecionador
Sobre os palestrantes

Celson Placido: Trabalhando há mais de 18 anos no mercado financeiro, foi analista de ações no Banco Icatu, Banco BBA, Santander, Petros e GP Investimentos, além de sócio e gestor de fundos de ações na Opus gestora de recursos. 
Desde 2009 na XP Investimentos, iniciou na área comercial voltada para clientes institucionais e desde 2013 é o responsável pela área de análise. Graduou-se em Administração de Empresas pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e pós-graduação em Direito societário (FGV-RJ).

Fabio Szwarcwald: colecionador de arte contemporânea desde 2002. Atuante no mercado financeiro. Já trabalhou nos bancos Credit Suisse, Votorantim e Garantia. 
É membro do Conselho de aquisição do Museu de Arte Moderna (MAM), do Conselho do New Museum de NY E também do Conselho do Capacete, programa mais antigo de residência para artistas Estrangeiros e brasileiros da América Latina. 
É fundador do Projeto Aurarte, para criar novos colecionadores. Também foi um dos diretores da Associação de Amigos da EAV Parque Lage (AMEAV) e, depois, vice-presidente da OS Oca Lage, criada para administrar o Parque Lage e Casa França Brasil. Hoje é o atual diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ. 
Serviço
“ARTe & Mercado + Investimento” com Fábio Szwarcwald e Celson Placido
2º evento do ‘Projeto Arte &…’
Dia 30 de agosto, a partir das 19 horas.
Local: Matias Brotas arte contemporânea
Realização: Matias Brotas e Valor Investimentos
Apenas para convidados

Danielle Ewald 

Comentários