Menu

tera, 16 de julho de 2019

Designer Jader Almeida assina galeria em parceria com Stampa e arquiteta Letícia Finamore na Casa Cor

Casa Cor ES 2017

Consagrado por suas criações dentro e fora do Brasil, o designer Jader Almeida, da Sollos, assina em parceria com a arquiteta Letícia Finamore a Galeria do Designer na Casa Cor ES 2017, que vai até 29 de novembro no Porto de Vitória.

Acostumado a expor suas peças em vários ambientes da mostra pelo Brasil afora, esta é a primeira vez que Jader tem um ambiente projetado por ele mesmo na Casa Cor ES. Para criar o espaço, sob a temática de galeria, Jader conta que buscou fugir do trivial, ou seja, da replicação de um ambiente de estar, criando uma plataforma intimista, onde são exibidos produtos icônicos e lançamentos.

– “A ideia foi desenvolver uma caixa com um jogo de luzes e volumes, no qual o produto que está exposto toma a proporção de um objeto a ser observado. O espaço é uma transição entre dois outros ambientes, e assim o público poderá analisar e tirar suas próprias conclusões acerca das peças e da composição volumétrica. O conceito é de um invólucro aconchegante, no qual é passível de várias perspectivas e interpretações”, diz.

Uma das novidades é a Poltrona Celine, que foi lançada recentemente em Milão, Itália, e ganha protagonismo total na Galeria do Designer. Com intersecções suaves, linhas orgânicas e fluidas, a Celine estabelece uma conexão imediata com as pessoas.

É uma poltrona com muitas particularidades, tanto sob o ponto de vista de desenho, quanto de execução. Segundo Jader, a própria disposição espacial do ambiente vem a partir da peça.

– “A intenção da galeria é de expor o produto, que foi muito bem recebido pela crítica, por profissionais e por entusiastas”, comenta.

A participação do designer consagra os 10 anos de parceria com a Stampa, que representa com exclusividade as criações de Jader Almeida no Espírito Santo.

– “Essa parceria faz com que eu esteja ligado ao Estado de uma maneira muito intensa, seja para uma promoção, evento, reunião ou confraternização. A Stampa é a principal plataforma de distribuição do design em Vitória/ES, e não teria outro lugar para estarmos. Nossa participação na Casa Cor ES é um marco e deixa claro que essa relação será muito longeva e que virão mais 10 ou 20 anos mirando nessa mesma intenção”, comemora Jader Almeida.

Sobre o designer

Jader Almeida, um dos designers brasileiros mais respeitados no mundo atualmente, é especialista em desenho industrial e arquitetura. Com mais de 10 anos de mercado, acumula as principais premiações nacionais e internacionais do setor, entre eles o do Museu da Casa Brasileira, o alemão iF Design Award e o americano Good Design.

Para Jader, os produtos carregam a identidade de quem os pensou, desenhou e produziu. Em sua obra, busca a racionalidade, a geometria simples, em formas puras e com estética atemporal.

– “Busco criar produtos com valores duráveis. Abordar a herança dos mestres, mas com o olhar para frente, pensando que as escolhas de hoje serão o reflexo do amanhã”, comentou ele.

Danielle Ewald

Comentários