Menu

segunda, 21 de outubro de 2019

Kassio Fontoura e Marcela Grasselli apresentam ‘Casa Empresa’, um loft estilo urbano na Casa Cor

Casa Cor ES 2017

Um espaço aconchegante, confortável e ao mesmo tempo prático e tecnológico, que pudesse ser um refúgio para um casal de empresários aproveitar após um dia cansativo de trabalho. Foi pensando nesse conceito executivo de morar que os arquitetos Kassio Fontoura e Marcela Grasselli criaram o ambiente ‘Casa Empresa’, que apresentam na Casa Cor ES 2017. Nos moldes dos lofts urbanos, ele possui sala de estar/ home office, apoio gourmet, quarto integrado com sala de banho e closet.

Com uma área de 83 metros quadrados, o ambiente foi dividido em parte íntima e social e a setorização dos espaços foi feita por meio de elementos arquitetônicos que promovem ora a integração, ora o isolamento.

Um exemplo é a porta de correr feita inteiramente de cobogós de madeira, assinada pela artista capixaba Ana Paula Castro.

Outro elemento de integração é uma estante iluminada que vai do piso ao teto, unindo a sala de estar até o apoio gourmet, além de possuir um desenho funcional que abriga livros, peças de viagem e parte da coleção de obras de arte.

Com estilo urbano e cosmopolita, que segue a linha dos arquitetos, o espaço conta com tons de cinza e chumbo. Os pontos de cor como rosa, verde, amarelo e azul poderão ser vistos nas bancadas de quartzo colorido, no banheiro e no closet.

Pensando nas necessidades e no perfil dos moradores, o projeto do ambiente utilizou automação, tanto na sonorização com um sistema de som integrado a equipamentos que projetam vídeos da Intercine em uma tela translúcida aplicada em uma placa de vidro, quanto na iluminação e até na irrigação automática do jardim vertical.

Mesmo em um ambiente urbano, o jardim aproxima os moradores da natureza, ocupando menos espaço e dando um toque tropical à casa, já que foram escolhidas espécies de plantas de fácil manutenção, uma grande aposta da feira de design de Milão deste ano. Sinthia Ferrari assina todo o paisagismo. As plantas foram fornecidas pela Sempre Verde.

Além do verde, os arquitetos optaram por outros elementos que trazem aconchego e tranquilidade como a madeira e o acabamento em tecido.

– “A escolha da madeira se deu no intuito de se criar um cenário de aconchego e para aquecer o espaço que possui piso todo em quartzito, além de ser um material natural de extrema nobreza. Também tivemos o uso de acabamentos com toque relaxante e aconchegante presente nos tecidos, cortinas, entre outros. Criamos um ambiente em que os moradores se sintam à vontade ao retornarem para casa e consigam ter um espaço de descanso”, explica Kassio.

O home office integrado à sala foi pensado como um apoio para as possíveis noites de trabalho e horas extras do casal. A solução adotada foi adequar ao layout da sala de estar uma escrivaninha compacta assinada, que permite que o casal trabalhe ao mesmo tempo em que desfrutam do conforto e aconchego oferecidos pela casa.

A área social da casa ainda compreende uma cozinha compacta integrada a grande estante e sala de jantar.
O mobiliário foi assinado por grandes nomes do design brasileiro como Sergio Rodrigues, Isamu Noguchi, Jader Almeida, Jaime Bernardo e Zanini de Zanine, fornecidos pela Stampa.

Fugindo do conceito de cozinha convencional, o apoio gourmet é composto por aparelhos compactos como frigobar, adega, um pequeno cooktop e uma bancada de três metros, ideal para pessoas práticas que costumam comer fora de casa, mas eventualmente podem receber de forma prática. Os grandes destaques desse espaço são o quartzito exótico Michelangelo da Magban utilizado na bancada estruturada e rodabanca e a tonalidade “rosé” da laca aplicada nos armários.

A sala de jantar integrada à cozinha compacta foi elaborada para receber os amigos e família do casal para jantares e recepções menores. A mesa de jantar, pontuada pelos pendentes Corda assinados pelo designer Guilherme Wentz, ganha ainda mais destaque na casa com a vegetação do jardim ao fundo.

A área intima do casal foi projetada dentro de um volume de madeira com portas de correr vazadas que permitem a integração entre as áreas e, ao mesmo tempo, garantem a privacidade nos dias de receber convidados.
Nesse espaço que compreende sala de dormir, sala de banho e closet o uso da pedra natural foi explorado em abundância, desde o piso em quartzito escovado “Platinus”, até a banheira de imersão que foi proposta no mesmo material, da Magban.

A bancada que recebe as pias da Deca e o volume que compreende o chuveiro e o espaço para bacia sanitária, responsável por dividir a sala de banho e o closet do casal, se destaca no ambiente por ser todo estruturado em quartzito “Macaubas Giotto” polido, da GSM Group.

O closet compacto foi projetado com uma linguagem mais fluida, utilizando materiais e acabamentos que tornassem o ambiente único e com uma estética próxima aos mostruários de grandes boutiques internacionais.
O uso das prateleiras iluminadas, estrutura de araras e gaveteiros em perfis mais esguios e uso dos espelhos em quase todas as paredes são destaques no ambiente, que ainda recebeu tonalidade verde petróleo em alguns acabamentos de marcenaria.

Um outro diferencial do ambiente é a curadoria das obras de arte. São pinturas, gravuras e esculturas e outros suportes artísticos de artistas como Miro Soares, Antônio Bokel, Andrea Brown, Suzana Queiroga, Lando, Emmanuel Nassar, Lara Felipe, Mai-Britt Wolthres, José Bechara, José Spaniol e Vilar, todos representados pela galeria de arte de Sandra Matias e Lara Brotas.
Os objetos e adornos, pontuados por todo o ambiente, tiveram curadoria da loja Acervo Contemporâneo.

Premiações

Juntos há apenas dois anos, os arquitetos Kassio Fontoura e Marcela Grasselli já ganharam diversos prêmios do setor de decoração. Em 2017, eles levaram para casa o prêmio Art e Decor, da TV Vitória, na categoria profissional destaque Casa Cor pelo ambiente exibido no evento do ano passado intitulado Solarium.

Esse ambiente Solarium, com 190 metros quadrados, ganhou como um dos três melhores ambientes da mostra e que o público levaria para casa. Ele foi publicado no anuário nacional da Casa Cor, juntamente com os ambientes de Sérgio Palmeira e Ronaldo Barbosa.

Também projetado por eles, a ‘Sala de Estar do Colecionador’, exibido na Mostra Morar Mais de 2015 ficou em primeiro lugar e ganhou como melhor ambiente.

CASA EMPRESA – CASA COR ES 2017
Kassio Fontoura e Marcela Grasselli

Ambiente do tipo loft de 83 m2, dividido em sala de estar, home office, apoio gourmet, quarto integrado com sala de banho e closet, separados em parte íntima e parte social.

Marianna Aguiar

Comentários