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tera, 16 de julho de 2019

Cortes em gastos com TI geram milhares de ataques e golpes

Nos seis primeiros meses de 2017 foram registradas mais de 780 mil tentativas de golpes, 12,3% a
mais em relação ao mesmo período de 2016

Pesquisas apontam que a crise financeira tem aberto precedentes também para o crescimento no
número de ataques cibernéticos. O motivo disso é que muitas empresas estão cortando os gastos,
inclusive de setores importantes como o da Tecnologia da Informação (TI).

Assim ficam abertas as portas especialmente para os hackers que cobram caro para devolver os
dados sequestrados, uma ação cada vez mais forte e segmentada chamada de ransomware.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, de janeiro a junho deste ano
foram registradas 782.244 tentativas de golpes, um crescimento de 12,3% em comparação com omesmo período do ano anterior.

Segundo Armsthon Zanelato, diretor Comercial da ISH Tecnologia (foto acima), que oferece soluções integradas de segurança e infraestrutura cibernéticas, o mapeamento desses e de outros riscos é o primeiro passo para mitigar possíveis problemas para a segurança da informação.

“Para isso é preciso realizar uma pesquisa interna para avaliar todos os pontos de insegurança, que
vão desde a fragilidade dos sistemas até o comportamento dos colaboradores, que devem ser
constantemente treinados”, ressalta.

Outro ponto fundamental é manter os softwares dos dispositivos eletrônicos da empresa sempre
atualizados.

– “Sempre que é descoberta uma vulnerabilidade, os fabricantes dos softwares oferecem correções
que devem ser feitas rapidamente, pois a comunidade hacker também está ciente. É preciso entender
que é mais fácil e barato prevenir do que se recuperar de uma crise de segurança”, destaca.

Atenta a esses casos, um serviço da ISH Tecnologia, o ISH Vision, detecta, analisa e notifica ataques
hackers em tempo recorde, além de poder amenizá-los e revertê-los. Quando as empresas são
atacadas por hackers, os funcionários que trabalham no setor de segurança só tomam conhecimento
do problema quando ele já aconteceu. Nesse sentido, o ISH Vision identifica o incidente em tempo
real e, em seguida, inicia a validação, a análise, a classificação e a notificação para a equipe
responsável.

– “Ofertamos ainda um contrato estendido, em que atuamos também na resposta e na correção do
incidente. Tudo isso no modelo 24x7x365, ou seja, disponível a todo tempo”, complementa
Armsthon.

Além de ser o único serviço do país a operar com altíssimo nível de complexidade, o ISH Vision
possibilita ainda que os contratantes acompanhem em tempo real a segurança de seus serviços por
meio de um painel de controle (dashboard) exclusivo. A ferramenta apresenta os indicadores
estratégicos (KPIs, do inglês Key Performance Indicators) de forma rápida e visual, consolidando os
dados dos dispositivos de segurança em uma única plataforma.

Com Andréa Moreira

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