Menu

segunda, 22 de janeiro de 2018

Projeto Falando de Música estreia com debate-boca sobre Música Popular Brasileira

Nota do Editor Chefão: postado pela secretária eletrônica do Portal Don Oleari / Rádio Clube da Boa Música. O Editor ficou rubro, ao revisar o texto e ler tantos elogios à sua pessoa, falsa modéstia à parte.

José Roberto Santos Neves, Rogério Coimbra e Oswaldo Oleari

 

Um bate-papo sobre MPB reunindo três especialistas de diferentes gerações: assim será a estreia do projeto Falando de Música, no próximo dia 23 de janeiro, às 19h, na Casa da Memória de Vila Velha. A intenção do projeto é realizar debates com escritores e pesquisadores de diversos gêneros musicais, promovendo o encontro entre autores e apreciadores de música.

A abertura do Projeto Falando de Música terá a presença dos jornalistas José Roberto Santos Neves e Rogério Coimbra, com mediação do radialista e jornalista Oswaldo Oleari.

Crítico musical com larga experiência na imprensa capixaba e na indústria fonográfica, Rogério Coimbra vai aproveitar o encontro para antecipar detalhes do livro “O Assunto é Música”, no qual reúne artigos publicados ao longo de mais de cinco décadas de atuação na imprensa local.

O título do livro foi extraído da coluna musical que o autor, então com 17 anos, assinava no jornal A Gazeta, em 1964. Na obra, que tem lançamento previsto para fevereiro, Rogério Coimbra brinda o leitor com críticas de lançamentos musicais publicadas em A Gazeta entre 1987 e 1990, quando o Rock Brasil fazia a trilha sonora da Nova República e a MPB buscava se reinventar; artigos publicados na revista “Você”, editada pela Secretaria de Produção e Difusão Cultural da Ufes; e textos veiculados nos sites Capixaba On, em 2001, e Taru, em 2007, entre outras publicações.

Jornalista, músico e escritor, José Roberto Santos Neves é autor dos livros “Maysa” (2004); “A MPB de Conversa em Conversa” (2007)”; “Rockrise – A História de uma Geração que fez Barulho no Espírito Santo” 2012); e “Crônicas Musicais e Recortes de Jornal” (2015).

No encontro, o autor vai destacar a nova edição do livro “A MPB de Conversa em Conversa”, que reúne bastidores de entrevistas com Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Nelson Sargento, Beth Carvalho e Rita Lee, entre outras estrelas da MPB.

A ideia do autor com esta obra é apresentar um panorama do Brasil pelo olhar dos cantores e compositores da MPB e mostrar que, através do jornalismo diário, é possível estabelecer diálogos que superem a ação do tempo presente, tornando-se fonte de referência histórica.

Jornalista, radialista, publicitário, editor do Portal Don Oleari (www.donoleari.com.br), Oswaldo Oleari é um dos mais respeitados comunicadores e pesquisadores de música do Estado.

Iniciou sua carreira no rádio, no final dos anos 50, tendo passado por diversos veículos de comunicação, incluindo Rádio Vitória, Rádio Capixaba, Rádio Espírito Santo e Rede Tupi de Rádio e Televisão, em São Paulo. Na Rádio Capixaba criou o Clube da Boa Música (CBM), transformado por ele na Rádio Clube da Boa Música, no ar, atualmente, no Portal Don Oleari.

Na primeira edição do Projeto Falando de Música, Oswaldo Oleari atuará como mediador, utilizando sua vasta experiência em música e comunicação para conduzir o debate entre os convidados, sempre aliando o conhecimento e a informalidade que são suas marcas registradas.

Serviço:

Projeto Falando de Música
Com José Roberto Santos Neves e Rogério Coimbra.
Mediação: Oswaldo Oleari.
Dia 23 de janeiro (terça-feira), às 19h, na Casa da Memória, Prainha de Vila Velha/ES.
Realização: Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha/ES.

Entrada franca.

Comentários