Menu

domingo, 20 de maio de 2018

Instituto dos Arquitetos do Brasil/ES exibe documentário sobre arquiteto Paulo Mendes da Rocha em sessão inédita

 

O documentário “Tudo é Projeto”, que passeia pelas importantes obras e pela vida do renomado arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, terá exibição em Vitória, pela primeira vez, nesta segunda-feira, dia 26 de março.

A sessão será realizada no Cine Jardins, em Jardim da Penha, às 19 horas, pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Espírito Santo (IAB-ES).

O evento contará com presença das diretoras Joana Mendes da Rocha, filha do arquiteto, e Patricia Rubano, que vão participar de uma mesa-redonda após o filme. Quem mediará o encontro com o público será a professora, escritora e arquiteta Eliana Kuster, que é antiga conhecida de Paulo Mendes da Rocha. É dele o prefácio do seu livro, “Marcovaldo e os Doze Passeios em Vitória”, lançado em 2001, como resultado da tese de Mestrado.

Paulo Mendes da Rocha, que completa 90 anos em outubro, participa ativamente do documentário, com uma série de depoimentos e lembranças sobre a sua vida. Uma delas, inclusive, faz referência à infância em Vitória. No enredo, destaque para projetos como a marquise da Praça do Patriarca, a Casa do Butantã e a Casa Masetti, todos em São Paulo, e o Museu dos Coches, em Portugal. É de Paulo Mendes da Rocha também o projeto do Cais das Artes, localizado na praça do Papa, em Vitória.

O patrocínio do evento é do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES) e o apoio do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Espírito Santo (Sindarq-ES).

Prêmios

Exibido em vários festivais, o longa-metragem ganhou prêmio de Melhor Filme Documentário do Público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2017 e Prêmio de Público como Melhor Filme no Arquiteturas Film Festival Lisboa 2017, em Portugal. Foi apresentado no Milano Design Film Festival, na Itália, e em países como Cuba, Suécia, Holanda e Turquia. Em junho, será exibido também na Suíça.

Conhecido pela genialidade e originalidade de seus projetos, Paulo Mendes da Rocha também acumula prêmios na carreira: o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial; o Prêmio Imperial do Japão em 2016, um dos mais prestigiados do mundo; e a medalha de Ouro Real do Instituto Real de Arquitetos Britânicos (Riba), recebida no ano passado. Além dele, Oscar Niemeyer foi o único arquiteto brasileiro a ganhar a honraria.

FICHA TÉCNICA

Filme “Tudo é Projeto”

Gênero: Documentário

Direção: Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano

Duração: 74 min

Ano: 2017

 

País: Brasil

Classificação: Livre

Roteiro: Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano e Selma Perez

Produção Executiva: Gal Buitoni e Luiz Ferraz

Montagem: Selma Perez

Direção de Fotografia: Pablo Hoffmann

Fotografia Adicional: Lito Mendes da Rocha, Marília Scharlach, Rodrigo Menck e Tomaz Viola

Coordenação de Produção: Lucas Gattaz

Trilha Sonora: Gustavo Garbato e Guilherme Garbato

Som Direto: André Bellentani, Cassio Fabiano e Julio Abreu

Edição de Som e Mixagem: Garbato Bros

Design Gráfico: Nadezhda Mendes da Rocha

Finalização e Pós-produção: Quanta Post

Produção: Olé Produções

Coprodução: Opa!, Canal Curta! e Casa da Arquitectura

SERVIÇO

Data: Hoje, segunda-feira (dia 26 de março)

Horário: 19h

Local: Cine Jardins. Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262, Jardim da Penha, Vitória

Com Roberta Peixoto

Comentários