Menu

quarta, 19 de setembro de 2018

Alencar Garcia de Freitas – Adalberto Simão Nader: uma homenagem em dose dupla

Às vezes as autoridades públicas acertam em cheio quando, em nome da comunidade, homenageiam, com justiça, alguns homens públicos.

A avenida em homenagem a Simão Nader, em fase de obras de duplicação para atender à demanda do novo Aeroporto de Vitória/ES.

É o que aconteceu com Adalberto Simão Nader, que foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Vitória, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do ESe deputado federal, embora tenha apenas assinado o termo de posse em Brasília e morrido repentinamente sem fazer um discurso sequer na Câmara dos Deputados.

Quem conheceu de perto Adalberto Simão Nader, como eu conheci, sabe que se tratava de homem público dos mais benquistos que o cenário político capixaba conheceu nas últimas décadas. De uma simplicidade e de uma capacidade extraordinária de interagir com todos os segmentos sociais e de uma prestimosidade inquestionável.

O título deste texto –  Adalberto Simão Nader: uma homenagem em dose dupla – realmente tem o propósito de enfatizar que, em boa hora, o restauro da avenida que leva esse nome, de acesso ao novo aeroporto, nome, aliás, que, nos últimos dias, esteve o tempo todo em destaque, fazendo com que a memória do homenageado venha a tona a todo instante, certamente enche de orgulho seus familiares e amigos.

Não sei a razão pela qual o poder público ainda não criou e implantou, em cada início de via pública, um minimemorial do personagem homenageado, ou uma cartilha com o histórico da pessoa homenageada para distribuir no ato de inauguração da obra, para que as pessoas que passarem por ali fiquem sabendo o motivo daquele reconhecimento público. Ficam aqui essas sugestões.

 

Alencar Garcia de Freitas

é jornalista

Comentários