Menu

quarta, 19 de setembro de 2018

Sebrae ES inaugura nova sede na Enseada do Suá, Vitória/ES

A instituição está funcionando ao lado do HortoMercado, em frente à Capitania dos Portos

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) inaugura oficialmente sua nova sede nesta sexta-feira, 18, às 9 horas.

Com área construída de 6.820m², a nova sede cumpriu o cronograma de 22 meses do início à entrega da obra, que teve um investimento total de R$ 27,8 milhões.  Premiado na categoria Green Building, da Associação Latino Americana de Arquitetura, por incluir 15 itens, o edifício une acessibilidade, sustentabilidade, inovação, qualidade, tecnologia e segurança. O Presidente do Sistema Sebrae, Guilherme Afif Domingos estará presente à inauguração.

O superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, comemora o cumprimento dos cronogramas físico e financeiro da obra.

– “Acompanhamos o andamento de tudo bem de perto e conseguimos cumprir todos os prazos. O aparente luxo das fachadas é, na verdade, a conjugação de bom gosto, sustentabilidade e otimização incansável de recursos, que se traduziram em qualidade e excelente custo-benefício”, explicou.

O novo espaço possui estrutura horizontal, onde várias unidades dividem um grande espaço, permitindo maior comunicação e dinâmica entre os colaboradores e, assim, melhores resultados para o cliente. A nova sede é composta por salas multiuso para capacitação; um inovador “hub” – Sebraelab – para envolvimento dos ecossistemas de inovação do estado; auditório com capacidade para 227 pessoas; bicicletário, vestiário e vagas de garagem, além da possibilidade de estacionamento no entorno do terreno.

José Eugênio garante que a nova sede está pronta para oferecer uma experiência ainda melhor para os empreendedores capixabas, com mais conveniência, segurança, inovação, assertividade e promoção de resultados.

“Essa mudança é reflexo do excelente planejamento da instituição e vai impactar positivamente no incentivo ao empreendedorismo. A maioria das atividades propostas pelo Sebrae será realizada no próprio prédio, sem a necessidade de locações externas, e o novo endereço também vai possibilitar que mais pessoas possam buscar a instituição, por conta do fácil acesso ao transporte público e para estacionamento”, destacou.

De acordo com José Eugênio, não é apenas uma nova sede que se ergue.

– “Estamos registrando o nascimento de um novo Sebrae no Espírito Santo, com o grande desafio de implementar a transformação digital na instituição e ampliar muitíssimo sua eficácia operacional e excelência na gestão. Afinal, o empreendedorismo é um dos elementos essenciais para o processo de crescimento econômico do país, uma vez que através da criação de novos negócios se contribui para a geração e transmissão de conhecimento e aumento da competitividade no meio empresarial”, afirmou.

Os pequenos negócios possuem grande representatividade na economia do Brasil e no Espírito Santo não é diferente. Das empresas existentes, 99% são pequenos negócios, responsáveis pela geração de 60% dos empregos formais e por 28% do PIB capixaba.

Sustentabilidade

A nova sede do Sebrae ES tem o dobro de área construída da anterior. O prédio foi premiado, ainda em sua fase de construção, no XII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, o maior prêmio de arquitetura da América Latina, recebendo o reconhecimento na categoria “Green Building” pela entrega de 15 itens de sustentabilidade. Eles são critérios, tecnologias e recursos que juntos tornam o prédio ainda mais moderno e alinhado às boas práticas de desenvolvimento sócio-ambiental.

Conheça os 15 itens de sustentabilidade:

1. Gestão de logística sustentável aos acessos: Interação ao plano de Mobilidade Urbana, com pontos de transporte público e principais ciclovias da cidade.

2. Fachada verde: Bio-adaptável, permite ventilação cruzada e barreira natural à ensolação, garantindo conforto térmico & redução uso energia climatização.

3. Brises-soleil: Utilizado para impedir a incidência direta de radiação solar no interior do edifício, de forma a evitar aí a manifestação de um calor excessivo.

4. Revestimentos duráveis: Regionais e de baixo impacto ambiental.

5. Sistema de reaproveitamento de água da chuva

6. Sistema de reaproveitamento de águas cinzas: águas residuais não industriais e derivadas de processos domésticos

7. Sistema de energia solar fotovoltaico: Permite uma economia média de 20% ao mês com despesas referentes à energia elétrica.

8. Iluminação natural: Aproveitamento da luz natural/energia solar.

9. Sensor de Presença nas áreas comuns

10. Sistema de Iluminação Natural Controlada (SINC)

11. Gestão de resíduos sólidos

12. Uso de técnicas passivas para condicionamento térmico dos ambientes

13. Acessibilidade plena

14. Equipamentos sanitários de baixo consumo e acionamento automatizado

15. Galeria técnica vertical com shafts visitáveis: O shaft, também conhecido como duto, são aberturas verticais para a passagem de tubulações, sobretudo para instalações hidrossanitárias.

Sebraelab
O sebraelab é um espaço de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios e sociedade/comunidade/ecossistemas de inovação.

Um ambiente multifuncional, com pegada colaborativa, pensado para empreendedores inovadores e transformadores. Um lugar para viver, conviver e se apropriar. Um espaço baseado no conceito de serendipity: onde as descobertas ao acaso fazem toda a diferença.

Onde os clientes e os próprios colaboradores do Sebrae possam se permitir experimentar novas práticas e processos não induzidos e sempre com um espírito mais tolerante ao erro.

O Espírito Santo é o terceiro estado do país a oferecer o Sebraelab. Até o momento, apenas as unidades de Belo Horizonte/MG e do Distrito Federal possuem esse espaço.

Mão de obra local
A construtora que venceu a licitação e foi responsável pela nova sede do Sebrae no Espírito Santo foi a Oikos Construções Ltda, uma empresa curitibana que atendeu à demanda com excelência. Das 44 empresas subcontratadas pela Oikos durante a execução da obra, 68% foram empresas capixabas, envolvendo 480 trabalhadores.

Da totalidade de licitações empreendidas para o aparelhamento da sede (aquisição de mobiliário, Tecnologia da Informação, climatização), 95% se deram por meio de pregão eletrônico, demonstrando a transparência e racionalização no uso de recursos.

Atendimento em novo endereço e horário
O atendimento ao público acontece de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, na nova sede do Sebrae ES, localizada à rua Belmiro Rodrigues da Silva, nº 170, Enseada do Suá, Vitória/ES. O atendimento telefônico permanece inalterado no número 0800 570 0800, bem como os serviços online da instituição através do site www.es.sebrae.com.br.

Serviço

Inauguração da Nova Sede do Sebrae

Data: 18 de maio de 2018

Horário: 9 horas

Local: Nova sede do Sebrae ES – Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 171 – Enseada do Suá, Vitória/ES.

 

Com Karoline Lopes

Comentários