Conexão Ramon Barros – Feira da inovação, Stone Fair aquece procura por máquinas – Findes e BB, mais crédito – Casa Orgânica
Publicado em 30/ago/2018, 16:41
Por Don Oleari
O segundo semestre de 2018 tem gerado resultados positivos para os empresários de máquinas e equipamentos do setor de rochas ornamentais. No segundo dia, expositores da Cachoeiro Stone Fair já sinalizavam vendas e propostas de compradores interessados na aquisição de novos maquinários.
O segundo semestre de 2018 tem gerado resultados positivos para os empresários de máquinas e equipamentos do setor de rochas ornamentais. No segundo dia, expositores da Cachoeiro Stone Fair já sinalizavam vendas e propostas de compradores interessados na aquisição de novos maquinários.
A feira de Cachoeiro tem apresentado o que há de mais avançado para o setor, além de criar um ambiente favorável para os negócios.
A BMC Hyundai, por exemplo, trouxe a escavadeira de 26T, modelo 260LC9, fabricada no Brasil. O equipamento que é especifico para granito, tem caçamba graniteiro, monitoramento via satélite (Hi-Mate), bomba de abastecimento de combustível, entre outros. O investimento gira em torno de R$ 500 mil e já conta vários negócios encaminhados.
O gerente regional Erickson Alcantara afirma que a feira de Cachoeiro tem um retorno muito positivo para a empresa. O semestre em que ela acontece promove um maior investimento em maquinários por parte do setor de rochas ornamentais, principalmente pedreiras e frotas.
– “O Espírito Santo é o maior comprador de escavadeira para mineração (26T a 38T) e máquinas para locação e construção (14T a 22T). O evento sempre rende fechamentos de negócios, segurando bem, em volume, o faturamento da BMC Hyundai em máquinas”.
A Manutec, empresa do Rio Grande do Sul, já está com todas as suas máquinas vendidas. Para esse ano, os destaques são a Serra Ponte, que realiza corte X e Y para chapas de granito e corte com disco, e a multifuncional para cubas e rebaixo italiano.
– “Essa última foi apresentada na Vitoria Stone Fair, mas devido a grande procura, também trouxemos para o evento”, comenta o gerente de engenharia e desenvolvimento, Joel Toscan.
Com várias propostas realizadas no primeiro dia de feira e reuniões já agendadas posteriormente ao evento, o profissional pontua que o mercado está melhor do que o ano passado. “A Cachoeiro Stone Fair nos permite divulgar nossa empresa para novos mercados e essa associação ajuda muito”.
Quem também comemora a realização de negócios é a Ramos Universo. Eles lançaram a Pyramed Robust, uma máquina de corte para blocos de mármore e granito.
– “Esse nosso maquinário é mais eficiente, robusto, confiável e automatizado”, especifica o supervisor de assistência, Fabiano Proachnow.
A feira também segue positiva para a AGF Equipamentos, que busca no evento fortalecer a imagem da empresa e prospectar novos mercados. Esse ano, eles lançaram a máquina MF40P2 para desmeio de pranchas e cortes laterais de blocos e também trouxeram a MF25P2+, para desmembramento de bancadas.
O gerente comercial Mozart Pedroti comenta que a MF25P2+ revolucionou a linha de produção das pedreiras, dado os requisitos do maquinário: velocidade de corte, economia de consumo e reaproveitamento do fio.
Indústria 4.0
Pesquisa realizada pela CNI em 2018 apontou que 48% da indústria brasileira pretende investir na Indústria 4.0 nos próximos anos. De 2016 a 2018, o número de empresas que utiliza pelo menos uma das tecnologias digitais passou de 63% para 73%. O boom da implementação tecnológica também chegou ao setor de rochas ornamentais.
A Hedel é uma das empresas que apostam na indústria 4.0 para a otimização no planejamento de produção e manutenção.
Em parceria com a Weg, foi implementado o sistema IOT (Internet of Things) na Delta Wire, uma máquina de corte de bloco de granito para transformação em chapas, lançada na Cachoeiro Stone Fair.
A multifio faz até 72 cortes de uma só vez em baixada. O mais interessante é que todo seu monitoramento pode ser feito em qualquer lugar do mundo, em tempo real. A máquina é comandada por um profissional com controle remoto.
– “Já temos máquinas vendidas na feira e muitas propostas”, informou a vendedora Aline Goedert.
A feira internacional do mármore e granito acontece até sexta, dia 31, e reúne cerca de 180 expositores nacionais e internacionais de máquinas, equipamentos, insumos, tecnologias e pedras naturais.
Findes e Banco do Brasil: mais crédito e prazos
A Findes e o Banco do Brasil firmaram parceria para melhorar o atendimento às indústrias capixabas. O protocolo de intenções assinado durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (Conder) garantirá aos empresários negociar preços e prazos melhores por meio do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) – setor do Centro de Apoio aos Sindicatos da Findes.
Participaram da reunião o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, o presidente do Conder, José Carlos Zanotelli, a superintendente estadual do Banco do Brasil, Eliane Moura Gascom, além de lideranças industriais do interior do Estado.
– “Temos o compromisso de propiciar um melhor ambiente negocial para os empresários, a fim de que ampliem investimentos e gerem mais renda para os capixabas”, pontuou Gascom.
O presidente do Conder reforçou a importância da parceria.
– “Nossa indústria está muito presente no interior e tem peculiaridades que só podem ser compreendidas com atendimento personalizado. Esse apoio vai potencializar o crescimento dos setores e o desenvolvimento socioeconômico”, argumentou Zanotelli.
Núcleo de Acesso ao Crédito
No final de 2017, a Findes também firmou parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para agilizar a oferta de crédito à indústria. O NAC faz a interlocução junto aos bancos com linhas para o setor produtivo, que também inclui o Banestes. Empresas associadas aos sindicatos filiados à Findes contam com vantagens no atendimento e na negociação de prazos e preços.
Direto da natureza para sua casa:
Casa Orgânica
Cachoeiro de Itapemirim/ES ganhou nova opção para alimentação saudável. Uma variedade de opções para quem quer unir beleza e saúde. Temperos, sementes, castanhas, oleaginosas, saladas no pote, chás emagrecedores, produtos estéticos e orgânicos.
Os empresários Maurinéia Finoti e Valdinei Pigati pensaram em cada detalhe para proporcionar um mix de produtos especiais para quem gosta de se cuidar com saúde e bem estar.
Avenida Jones dos Santos Neves, 160, bairro Maria Ortiz (centro comercial Posto Universa
Única mulher da Câmara de Cachoeiro disputa presidência
Em conversa com a Conexão Ramon Barros, a vereadora Renata Fiorio disse que pretende colocar seu nome à disposição para a eleição de presidente do legislativo cachoeirense.
Como sempre destaca em seu mandato o empoderamento feminino, Renata disse:
– “Não poderia ficar de fora de um processo tão importante para Cachoeiro, principalmente sendo a única vereadora da Câmara de Cachoeiro”.
Ramon Barros
é jornalista e
Mestre de Cerimôna
Comentários