Menu

quinta, 18 de outubro de 2018

Sesc do Espírito Santo completa 71 anos

Carta da Paz Social sendo assinada em Teresópolis.

| Foto: Acervo Sesc

 

O Sesc foi criado num dia 13 de setembro.

Seu programa definiu promover qualidade de vida e bem-estar aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. para que os trabalhadores dessas áreas ampliem seus horizontes e possam construir um futuro melhor.

Gazeta de Notícias (5.9.1945)

À esquerda a primeira unidade do Sesc no país em Engenho de Dentro (RJ) | Foto: Acervo do Sesc.

À direita, o complexo do Sesc de Santa Cruz, município de Aracruz, ao Norte do ES. Segundo o Diretor Regional do Sesc, Gutman Mendonça, “uma unidade de destaque no País, por ser plenamente sustentável”.

Em setembro do mesmo ano é criada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O órgão, presidido por João Daudt, logo recebe a incumbência de criar, organizar e administrar o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Ao longo do percurso, o Sesc passou a dedicar especial atenção à questão da alimentação dos trabalhadores, cirando um programa de alimentação saudável e acessível.

Após as recomendações da CNC, fundamentadas pela Carta da Paz Social, o presidente da República Eurico Gaspar Dutra cria o Sesc, através do Decreto-Lei nº 9.853, de 13 de setembro de 1946.

Nasce ali o Sesc, instituição de direito privado, sem fins lucrativos, administrada pelos empresários brasileiros, através de um Conselho Nacional, ligado à CNC.

Auditório do Sesc de Guarapari, litoral Sul do ES.

Suas atividades foram direcionadas ao atendimento e assistência à maternidade, à saúde da criança e ao combate à tuberculose.

O Sesc Espírito Santo foi inaugurado em maio de 1947.

Ao completar 71 anos, foi inaugurado o Sesc da Montanha, situado num dos mais belos lugares do município de Domingos Martins, o Soído, região serrana do ES, à direita.

Segundo do Diretor Geral do Sesc, Gutman Mendonça, outra obra realizada, festejando os 71 anos, é o Centro de Atividades de Cachoeiro de Itapemirim, Sul do ES, entregue pela construtora 30 dias antes do prazo contratado,  acima à esquerda –

Com Elvira Broetto e Claudia Storani,

da Assessoria do Sesc/ES.

Comentários