Menu

tera, 11 de dezembro de 2018

Condomínio Espelho D’água tem projeto para a preservação da Mata Atlântica, em Domingos Martins 

 

 

Referência em condomínio horizontal e de montanhas, o Espelho D’água, em Domingos Martins, região serrana do ES, também se destaca nos cuidados com o meio ambiente e em permitir uma experiência dos condôminos com a natureza.

Com 500 mil m² de área total e 230 mil m² de Mata Atlântica, não tinha como ser diferente.

Localizado a 6 km de Campinho, o Condomínio Espelho D’água tem metade de sua área total correspondente às reservas permanentes, revegetação e paisagismo.

Parte do espaço que circunda o Condomínio é resultado do projeto de revegetação da Mata Atlântica que envolveu o plantio de 20 mil árvores nativas de 76 espécies, algumas ameaçadas de extinção. O projeto foi cuidadosamente elaborado e desenvolvido de modo a valorizar a diversidade da flora existente na região.

– “Por situar-se em um espaço predominantemente natural, o Condomínio nos reserva agradáveis surpresas em meio às árvores e trilhas. É possível encontrar uma grande variedade de pássaros nas trilhas ecológicas, e a nossa flora, que é belíssima”, contou Cláudio Chieppe Kroeff (foto), sócio-administrador da LC Empreendimentos, incorporadora do Espelho D´Agua.

Além do plantio de árvores, o projeto paisagístico, assinado pelo renomado paisagista carioca, Lula Câncio, que fez parte da equipe de Roberto Burle Marx, envolveu cuidar do lago que fica na entrada do empreendimento.

– “No período em que o Espelho D’água estava sendo construído, em 2005, o lago era seco e, portanto, os peixes não sobreviviam. Atualmente, ele é o cartão postal do empreendimento, sendo já reflexo deste cuidado e preocupação com a natureza”, lembrou o empresário.

Cláudio acredita que pequenas atitudes também podem contribuir para a preservação do meio ambiente, e por isso incentiva práticas conscientes entre os condôminos.

– “Nós fizemos um trabalho de recuperação e manutenção dos lagos do condomínio, e respeitamos a liberdade das diversas espécies de animais que tem a região como habitat natural. Preservação é a palavra de ordem em nosso processo de integração com a natureza”, enfatizou.

O Espelho D’água se baseia em soluções urbanísticas sustentáveis, que harmonizam tecnologia e meio ambiente no mesmo espaço, e preservam o visual paisagístico do lugar para permitir admirá-lo da maneira mais natural possível.

– “Somos o primeiro condomínio do Espírito Santo com redes de energia elétrica totalmente subterrâneas e internet Wi-Fi. São 500 mil m² sem nenhum poste em toda extensão, priorizando o aspecto paisagístico e contato com a natureza”, destacou Cláudio.

Cláudio destaca também que o Espelho D’água foi pensado e projetado de maneira que seus condôminos e visitantes tenham a melhor experiência de integração com a natureza por meio de espaços de lazer pensados para toda a família.

– “Temos, inclusive, um pomar comunitário, e acreditamos ainda que, com a proposta que oferecemos no Condomínio, as pessoas mais vividas podem reviver e usufruir de uma qualidade de vida que tinham no passado e os jovens podem voltar a crescer como era tempos atrás, com vizinhança próxima e muito contato com a fauna e flora do nosso meio ambiente”, enfatizou Cláudio.

Plantio de Ipês

E existe uma paixão em especial que se revela até nas ruas do Condomínio: o fascínio pelos Ipês, que levam o nome de algumas variações dessa árvore. Além disso, no primeiro semestre do ano, foi realizado o plantio de Ipês Brancos, e no final de agosto foi a vez dos Ipês Amarelos.

– “Temos o intuito de ir adiante com o plantio, cultivando ipês das espécies que combinam com cada uma das alamedas do Condomínio. Vamos esperar em média quatro anos para ver nascer as primeiras flores dos ipês brancos e amarelos, mas isso não supera o sentimento gratidão por poder devolver à natureza todas as maravilhas que desfrutamos todos os dias”, ressaltou Cláudio.

O Condomínio Espelho D’água

Fundado por Liliane Chieppe, o Condomínio Espelho D’água foi entregue em 2005 e relançado este ano por seu filho Cláudio Chieppe Kroeff, que está à frente do empreendimento desde 2011.

Referência em estrutura, charme e integração com a natureza, o Espelho D’água já está com mais de 75% de suas unidades totais comercializadas.

Atualmente, possui 24 casas construídas e pelo menos outras 12 se preparando para o início das obras. A Família Espelho D’Água cresce a cada dia.

Com Letícia Passos

Comentários