Menu

quarta, 14 de novembro de 2018

Uchôa de Mendonça: Turismo e boa vontade – o projeto de turismo social do SESC no ES

 

 

Por circunstâncias naturais da vocação para construir, estou metido, há pouco mais de 30 anos, no maior projeto de turismo social do hemisfério Sul.

No Estado do Espírito Santo, o SESC – Serviço Social do Comércio – desenvolve a construção do maior empreendimento destinado, prioritariamente, à classe de empregados no comércio.

Conta atualmente com três unidades em Guarapari, litoral Sul do ES, Praia Formosa (segunda foto à esquerda), litoral Norte do ES em Aracruz, e Domingos Martins (foto à esquerda), região serrana do ES, com 1.512 apartamentos.

O complexo turístico do Sesc atrai ao nosso Estado 100 mil comerciários anualmente, dos mais variados pontos do Brasil.

Esses empreendimentos estão situados em locais onde não existia nada, nem uma casa no raio de quilômetros, quando começaram promovendo o desenvolvimento regional.

Se contar os percalços para construir tais equipamentos, para dar ensino gratuito a perto de 4 mil alunos, dá vontade de desistir, chorar, só de enfrentar a inveja, a puta BUROCRACIA e a falta de compreensão de certos tipos de autoridade.

Só para mover na burocracia a papelada para construir um empreendimento, leva quatro ou mais anos, tendo que puxar o saco de autoridades para o projeto ser aprovado. É um país indecente.

Ninguém é melhor do que ninguém! Ajudei, com ideias e ideais, o governador Christiano Dias Lopes Filho quando seu auxiliar. A segunda ponte sobre a baia de Vitória não era aquela pobreza que ali ostenta e teria sido construída com três pistas da cada lado, ou quatro, como propus inicialmente.

O grande salto para o desenvolvimento do Estado no campo do turismo seria a construção de uma ferrovia à margem da Rodovia do Sol, desde Conceição da Barra (à esquerda e mapa à direita). no extremo norte do ES, à praia de Neves (abaixo, à esquerda e mapa à direita), extremo sul do ES, com cerca de 400 quilômetros.

O resto era deixar para a iniciativa privada.

Tenho absoluta convicção que não serei, jamais, além do que sou.

Estamos em vias de transformar Praia Formosa, no município de Aracruz, norte do ES, num dos maiores centros de hotelaria e polo poliesportivo do país,

Estamos implantando lá um dos mais importantes conjuntos de toboáguas do Brasil, totalmente em aço inoxidável, para suportar corrosão e intempéries, em favor da família comerciária e da sociedade brasileira.

Lá existe o mais importante e mais bem estruturado centro de convenções, especialmente montado para abrigar grandes convenções, o que muitas autoridades desconhecem.

No centro de convenções de Praia Formosa já foi realizado o maior show do cantor Roberto Carlos.

Se um sujeito determinado vier amanhã a ocupar o governo do Estado e quiser promover seu desenvolvimento sustentável, pode transformar o Espírito santo numa pequena Suíça.

Tem que trabalhar, colocar a cuca para funcionar. O Brasil está atrasado, com relação à Europa e Estados Unidos, cerca de 200 anos, só em turismo.

Mas temos a maior máquina burocrática do mundo, que não permite que nada vá para frente. Tem raiva de empreendedor.

 

Uchôa de Mendonça

é jornalista

Comentários