Menu

tera, 18 de dezembro de 2018

São Pedro de Itabapoana realiza I Encontro de Cultura e Turismo da Região dos Vales e do Café neste sábado

 

 

O Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, Mimoso do Sul/ES, tem um fim de semana festivo, recheado de atrações.  A programação está toda aí, enviada pelo Coordenador Pedro Antônio de Souza, um batalhador com toda a comunidade pela preservação do importante sítio histórico.

8 de dezembro de 2018

9 h – Abertura da Exposição de Aquarelas da Artista Plástica Maria Verônica Martins, na sede da Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA.
10 h – Marcha da Poesia – Saída do Portal, passando pela Passarela das Pedras (calçamento em pé de moleque) e outras ruas, com paradas para declamação, história local, “causos” e cantoria, acompanhados por sanfona e viola, com concentração na Praça Central.

12 h – Palco Livre para manifestações artísticas.
13 h – Visita ao Museu Histórico de São Pedro do Itabapoana.
14 h – De Frente com o Escritor – ação interativa dos Escritores com a comunidade, em locais diversos.
15 h – Ato Cultural em frente à Casa onde viveu a grande poetisa são-pedrense MARIA ANTONIETA TATAGIBA, de propriedade da Sr.ª Maria Regina Aguiar Guedes.
15h30m – Ato Cultural em frente ao Busto do Sr. Grinalson Francisco Medina, grande Personagem da Cultura e da História do Município de São Pedro do Itabapoana (1890 a 1930).
16 h – Oficina de Café – com a Barista Andréa Kelly, especialista em Cafés finos e especiais, na Cafeteria Casa da Ná – Praça Central
17 h – Apresentação do Quarteto de Cordas da OSSES – Orquestra Sinfônica do Sul do Espírito Santo, de Cachoeiro de Itapemirim. Palco “Rosinha Caroli” – Praça Central

18 h – Show com Adriano Costa – Violão e Voz. Palco “Rosinha Caroli” – Praça Central
18h30m – Lançamento da Comemoração dos 132 Anos de Formatura do Dr. José Coelho dos Santos, são-pedrense, médico, filho de escravo alforriado, formado na Escola Nacional de Medicina, em 1887, ainda durante a escravidão, ano da Abolição da Escravatura no Brasil – Palco “Rosinha Caroli” – Praça Central.
19 h – Sarau Poético com participação da Academia Cachoeirense de Letras, Academia de Letras de Mimoso do Sul e da Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA , de São Pedro do Itabapoana. Palco “Rosinha Caroli” – Praça Central.
20 h – Show com Gean e Geovani – Sanfona e Viola – Palco “Rosinha Caroli” – Praça Central.
20h30m – Show de Chorinho “Ao Mestre com Carinho” com Valdeir Abreu e Banda. Composição do Professor Sílvio Barbieri -Apresentação do CD – Palco “Rosinha Caroli” – Praça Central.
21h30m – Participação do Boi Pintadinho, apresentando o Carnaval de Boi, belíssima manifestação de rua que marca o tradicional Carnaval da Muqui.

23 h – Show de Música Raiz com Valdeir Abreu e Banda.
Realização:
Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA – Artes – História – Letras
Apoio:
Prefeitura Municipal de Cachoeiro do Itapemirim
Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul
Prefeitura Municipal de Muqui
AMCOSPI – Associação de Moradores da Comunidade de São Pedro do Itabapoana.

Assessoria Técnica: Maria Elvira Tavares Costa / Iná Giori Abreu
Coordenação: Pedro Antônio de Souza

Leia no Portal Don Oleari

Aqui Rubens Pontes: Meu poema de sábado / Morrer Moça, de Maria Antonieta Tatagiba

 

 

Comentários