Menu

segunda, 19 de agosto de 2019

Janeiro, mês de declarar faturamento anual de pequenos negócios

 

Ao apresentar a declaração, o MEI deve informar a receita bruta total auferida em 2018 e se teve empregado durante o período abrangido pela declaração

O mês de janeiro traz novas metas e objetivos para administradores de pequenos negócios, mas há também responsabilidades e contas a prestar sobre o ano que passou. É hora de apresentar a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN – SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento. O documento deve ser preenchido exclusivamente pela internet.

Para facilitar na hora de prestar contas, a dica é fazer o cálculo mensal das receitas brutas e guardar as notas fiscais emitidas ao longo do ano anterior. Assim é só juntar todas as informações e preencher a declaração. A DASN-SIMEI deve ser entregue até às 23h59 do dia 31 de maio e, além do faturamento bruto anual, o MEI deverá informar se houve contratação de funcionário durante o período.

Apesar do prazo estendido até o quinto mês do ano, para a apresentação da DASN, o Sebrae orienta os microempreendedores a apresentarem a declaração em janeiro, pois os boletos de rotina que precisam ser quitados mensalmente pelo MEI só são liberados após a entrega desse documento.

“Se o empreendedor só apresentar essa declaração em maio, por exemplo, mesmo respeitando o prazo, ele não pagará os boletos de janeiro, fevereiro, março e abril, o que vai lhe acarretar juros. Outro prejuízo é que, nesse período de inadimplência, o MEI põe em risco os seus benefícios junto ao INSS , caso precise utilizar os serviços do INSS”, explicou a analista da Unidade de Atendimento do Sebrae, Renata Braga.

Caso o MEI não apresente a declaração até o prazo estabelecido, o empresário fica sujeito a pagar multa proporcional ao tempo de inadimplência e à receita bruta anual de seu negócio.

Passo a Passo da Declaração

1- Acesse o Portal do Empreendedor;

2- Clique em “Serviços” e em seguida vá em “Faça sua Declaração Anual de Faturamento”;

3- Informe o faturamento bruto da empresa e se houve ou não contratação de empregado no período.

Ao apresentar a declaração, o microempreendedor individual deve informar:

• Receita bruta total auferida no ano anterior (com e sem emissão de notas fiscais);
• Se teve empregado durante o período abrangido pela declaração.

Em caso de dúvidas, os interessados podem ligar para o telefone 0800 570 0800, acessar o site www.es.sebrae.com.br ou procurar a unidade mais próxima do Sebrae em sua região.

Com Denise Povoa e Lurdinha Perovano
Criar Comunicação Integrada

Comentários