Menu

sbado, 21 de setembro de 2019

UVV idealiza evento de inovação, empreendedorismo e economia criativa com entrada gratuita e aberto à comunidade

 

 

A ideia de se tornar um empreendedor é crescente no meio dos jovens e tornou-se um propósito de vida para muitos. Um estudo realizado pelo Sebrae mostrou que 1 em cada 3 empresários já pensaram em empreender antes de alcançar a maioridade.

É neste cenário que os jovens optam para ingressar no mercado de trabalho, visto que a taxa de desemprego entre eles é alta, chegando a 27,2%, no estado do Espírito Santo (IBGE).

Na Universidade Vila Velha (UVV), além das aulas teóricas e práticas, os alunos são impulsionados e incentivados no ramo do empreendedorismo. Por meio do InovaWeek, o maior evento de inovação capixaba, os protagonistas são os estudantes, que se unem para criar projetos que transformam a vida das pessoas. Vale lembrar que para empreender, não é necessário ter uma ideia de negócio inédita, mas é preciso criatividade e atitude.

– “Nossa missão é transformar conhecimento em inovação. Esse evento na verdade, é uma semana onde apresentamos ao público os trabalhos de novos alunos já prontos, mas estes projetos estão sendo trabalhados durante todoo ano. Nosso propósito é contribuir para a inovação e a transformação da nossa sociedade. Nosso objetivo não é só local a nossa visão de futuro é ser uma instituição e inovadora de referência internacional. Já estamos oranking  THE, que é um dos mais importantes do mundo,  e nosso propósito é ser reconhecido pelos avanços tecnológicos e inovações. Para o nosso aluno que faz parte de todo esse processo e quem realmente transforma a universidade em referência queremos proporcionar a melhor experiência universitária, não só na educação, mas também no mercado de trabalho e no posicionamento para o futuro.” Explica o vice-reitor da UVV, Rafael Galveas.

O InovaWeek 2019 contará com apresentação de projetos inovadores e disruptivos, campeonato de Cosplay, palestras com grandes empreendedores capixabas como Thammy Marcatto e Juarez Gustavo Soares, e show com Dan Abranches, do The Voice, além de minicursos acadêmicos.

Neste ano foram 420 projetos inscritos com envolvimento de 4 mil alunos, destes 50 foram selecionados e os alunos participaram de treinamentos durante todos o semestre. Entre os projetos selecionados para apresentação, estão: prótese ajustável para biquínis e maiôs, aplicativo para ajudar mulheres em situação de violência, protótipo de cadeira de banho adaptada para acamados, sérum para melhorar a aparência e sintomas da psoríase, entre outros. (Confira a lista de todos os aprovados: https://www.uvv.br/confira-os-50-projetos-selecionados-no-inovaweek/)

Destes, os 15 melhores projetos com propostas aprovadas participarão de uma Rodada de Negócios com grandes empresários e concorrerão a uma premiação em dinheiro. Os melhores projetos serão indicados para aceleração na UVV.

O evento é a convergência de tudo o que o mercado de trabalho atual espera dos novos profissionais: atitude inovadora, espírito empreendedor, liderança, trabalho em equipe, adaptabilidade e protagonismo.

O INOVAWEEK:

Idealizado pela Instituição, o evento acontece entre os dias 17 a 19 de setembro, com a expectativa de reunir mais de 15 mil presenças, entre alunos, professores e visitantes. Trará diversos palestrantes de renome, competição de alunos de ensino médio, projetos de iniciação científica, apresentações culturais, simulação de conferência, pitches, além de debates sobre os desafios da sociedade 4.0.

Confira a programação completa em www.uvv.br/inovaweek

CASE DE SUCESSO:

Na rodada de negócios do InovaWeek do ano passado um dos projetos ganhadores foi o Jade Autism, do aluno de ciência da computação Ronaldo Cohin. O jade Autism é um aplicativo inovador de auxílio terapêutico para crianças autistas, o projeto recebeu investimentos para decolar e, hoje, já passou de 42 mil usuários, além de atender as 42 Apaes do Espírito Santo e já em processo de implantação em Apaes de outros estados.

O sucesso foi tanto, que Ronaldo e seu time foram convidados pelo governo da Inglaterra para apresentar o aplicativo porlá e agora embarcarão para o Canadá, para internacionalizar a Startup. O criador e CEO do Jade Autismo se inspirou no filho Lucas, que é autista e apaixonado por jogos. “A tecnologia é algo transformador que pode mudar a vida das pessoas. Muita gente usa a tecnologia para vários fins diferentes, mas eu acho que talvez seja o fator de maior transformação é dar solução aos problemas das vidas das pessoas. A tecnologia nos fornece ferramentas isso.” Explica Ronaldo Cohin.

PROGRAMAÇÃO:

17 de Setembro

19:00 – 21:30

Cerimônia de abertura

Local: Cineteatro

19:20 – Abertura da Arena de Conteúdo – Mesa Redonda (Representante Vale, Representante Sicoob e Jefferson Cabral)

19:50 – Palestra com ThammyMarcatto, especialista em Transformação Digital da KPMG no Brasil

Tema: Não seja um papagaio de buzzword

18 de Setembro

7:30 – 11:30 – Exposição dos projetos, oficinas e minicursos acadêmicos

8:00 – 12:00 – INOVATREK

Local: Concentração ginásio

8:00 – 12:00 – Sociedade 4.0

Local: Anfiteatro

Tema: Educação Digital – Prof Dr. Luciano Raizer Moura e Prof Dr. José Barrozo de Souza

Tema: Mobilidade Urbana e Urbanismo – Luiz Paulo Vellozo Lucas e Gilton Luís Ferreira

9:30 – 10:30 – INOVACONFERENCE

Local: Sala especial prédio Branco

19:10 – 22:30 – Exposição dos projetos, oficinas e minicursos acadêmicos

19:30 – Palestra com Juarez Gustavo Soares

Local: Cineteatro

Tema: Protagonismo e Carreira: A escalada para o sucesso.

19 de Setembro

7:30 – 11:30 – Exposição dos projetos, oficinas e minicursos acadêmicos

8:00 – 10:00 – INOVABUSINESS

Local: Sala especial prédio branco

8:00 – 10:00 – INOVASCIENCE

Local: Cine Teatro

8:00 – 12:00 – Sociedade 4.0

Local: Anfiteatro

Tema: Segurança Pública – GUILHERME PACÍFICO, Secretário de Estado da Segurança Pública e Delegado da PCRS e EDVANDRO SIPOLATTI, Secretário Municipal de Segurança Urbana de Vitória, Especialista em Segurança Pública pela UVV e Agente da Guarda Municipal.

Tema: Ansiedade e Depressão – a confirmar

19:10 – 21:00 – Exposição dos projetos, oficinas e minicursos acadêmicos

19:30 – Mesa redonda com Empreendedores Capixabas

Local: Cineteatro

Convidados: Rodrigo Miranda da Zaitt, Diogo Roberte do PicPay e Marcus Buaiz.

20:00 – 20:40 – INOVAGEEK – Campeonato Cosplay

Local: Tenda Cultural

21:00 – 21:30 – PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO

Local: Tenda Cultural

21:30 – 23:00 – Show de encerramento com DAN ABRANCHES

Local: Tenda Cultural

 

Comentários