Menu

segunda, 21 de outubro de 2019

Livro biográfico “O piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes” será lançado em 2 de outubro

 

O personagem da obra é o pianista, maestro, arranjador e compositor capixaba Hélio Mendes.

O livro resgata a memória do músico que embalou com seu piano a sociedade do Espírito Santo, alguns estados brasileiros e países da América Latina, entre os anos 1950 e 1970.

A autora apresenta ao leitor o legado musical do pianista e a história pessoal de Hélio Mendes como a sua relação com os familiares, amigos e o público.

Música no lançamento

O pianista que produziu sete Lps e um compacto duplo, premiado nacionalmente como Melhor Conjunto em 1963, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O evento contará com a participação do trio Fábio do Carmo no violão, Bastian Herrera no piano e Rodrigo Souza na bateria.

A autora
Cínthia Ferreira é natural de Vitória, Espírito Santo. Formou-se em Jornalismo e fez Mestrado em Psicologia, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Em sua trajetória acadêmica e profissional atua como jornalista, professora e psicanalista.

É neta do pianista Hélio Mendes. Relata a história pessoal e artística do avô e resgata a memória do músico e sua relevância para a cultura capixaba.

Os músicos

Fábio do Carmo (violão): Mineiro, bacharel em violão clássico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou seus estudos de violão aos 7 anos de idade na Escola de Música do Espírito Santo (FAMES). Desenvolve amplo trabalho na área de educação musical e como músico prático. No Espírito Santo desenvolve extensa atividade como educador musical nas prefeituras de Vitória e Serra, em escolas particulares, projetos sociais e instituições como SESC, FAFI, FAMES e Alpha.

Fundou o Centro Artístico Musical PIXINGUINHA, em Belo Horizonte, onde ministrou aulas de Percepção Musical, Violão, Guitarra e Flauta Transversa. Atuou como professor de Violão e Percepção Musical no Conservatório Estadual de Música de São João Del Rey/MG; participou da fundação da Big Band do Conservatório – hoje, OPL – Orquestra Popular Livre.

Bastian Herrera (piano): Estudante de bacharelado em piano popular da Faculdade de Música de Espírito Santo (FAMES), Bastian tem formação erudita e conhecimentos de produção musical.

Herrera passeia por vários instrumentos como clarinete, escaleta, piano, sanfona, saxofone, flautas étnicas, entre outros, e pelo jazz, chorinho e ritmos latinos. Participa como clarinetista na Orquestra Experimental da Unirio e como improvisador com a Big Band da Vale Jazz.

Rodrigo Souza (bateria): Baterista e percussionista iniciou seus estudos de música no Conservatório Estadual de música de Pouso Alegre, Minas Gerais (CEMPA) com Zé Eduardo Nazário.

Cursou licenciatura em música e música popular na Faculdade de Música de Espírito Santo (FAMES), integrando nesse período a Banda Sinfônica, Grupo de Percussão e a Jazz Band da instituição.

Músico com experiência na cena do chorinho e samba capixaba, acompanhando músicos e grupos como Barulho de torresmo, Elias Borges, Antônio Paulo Filho, Raimundo Machado e Grupo entre outros. Há mais de dez anos integra o Conjunto Ferrabrás, sendo seu núcleo selecionado para integrar o Coletivo Vix, grupo que excursionou em turnê pela França no ano de 2010.

Nesta terça-feira, 24,  tem mesa redonda no auditório da Fames, às 14 horas, com a participação do diretor da Fames e pianista Fabiano Araújo, o jornalista José Roberto Santos Neves e a autora Cínthia Ferreira.

Dia 26, a mesa redonda será às 16 horas no Estúdio de Música da Ufes, no prédio Multimeios, mais conhecido como Bob Esponja.

Serviço

“O piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes”, de  Cínthia Ferreira

Lançamento: dia 2 de outubro, às 19h30m

Palácio Sônia Cabral, Cidade Alta, Centro de Vitória/ES.

Apoio: Funcultura

Secretaria de Cultura do ES – Edital 008/2018

Comentários