Espaço para produtos e serviços de empreendimentos criativos
e para ações
artístico-culturais.
Coisas de Lucia será realizado neste sábado (9/4) e reunirá cerca de 20 expositores que comercializarão produtos de decoração, artes visuais, bijuterias, artesanato, moda, publicações independentes, esculturas, tatuagem, hairstylist, entre outros.
Durante o Coisas de Lucia, além de um brechó imperdível de roupas e acessórios femininos, o público terá contato direto com empreendimentos criativos, podendo se conhecer mais de perto os processos criativos pro trás dos produtos e serviços ali ofertados.
Trata-se de um evento para encontrar com os amigos e prestigiar o trabalho de artistas locais.
Com entrada franca, Coisas de Lucia acontecerá das 15 às 22 horas na sede da Galpão Produções, no Bairro República, em Vitória/ES.
Também fazem parte da programação do Coisas de Lucia o lançamento do livro “Cavidades”, de Anderson Bardot, o lançamento da marca “Que Mal Há”, a exibição de filmes, discotecagem com Leo Vai e Waldir segundo (à equerda) e o show musical de Fabricio Oliveira (foto de Anderson Café, à direita).
Estreia
de autor
Coisas de Lucia faz o lançamento do livro “Cavidades”, primeiro trabalho literário do cantor e compositor Anderson Bardot. Com ironia, lirismo e objetividade, o autor estreante trata de descobertas e prazeres, tendo o sexo como fio condutor dos seus textos. A publicação reúne uma seleção de poemas escritos pelo artista nos últimos dez anos e foi contemplada pelo Edital 014/2014 da Secretaria de Cultura do Espírito Santo.
A marca “Que Mal Há” também fará sua estreia no Coisas de Lucia. Fruto da inventividade da designer e ilustradora Juliana Lisboa, esse novo empreendimento une o capricho artesanal à qualidade industrial para criar objetos com acabamento primoroso e que demandam uma relação de interatividade com quem os utilize.
Cinema e atrações musicais
O show musical do evento contará com as músicas e a voz de Fabricio Oliveira. Esse jovem cantor e compositor traz um set contendo as canções do EP Desajeito (2013), primeiro trabalho do artista, e músicas que estarão em seu próximo disco, previsto para ser lançado neste ano. Com uma proposta intimista, Fabricio faz uso da guitarra e da voz somados a samplers. Suas composições misturam as influências da MPB, como Jorge Ben, Cassiano e Luiz Melodia, e dos clássicos Motown, Stax e das atualidades da música negra norte-americana.
O público ainda ouvirá o repertório conduzido por uma dupla de DJs: garimpeiro de releituras de canções clássicas em versões inusitadas, Leo Vais apresentará uma seleção musical de samba, pop, jazz, eletrônico, reggae, afropop e bossa nova; já o curitibano radicado em Vitória, Waldir Segundo trará sua discotecagem eletro-indie-pop para embalar o evento.
Paralela à feira cultural, também acontecerá uma sessão de curtas-metragens no Cineclube São Jorge, espaço de exibição que funciona na Galpão Produções. Da diretora de cinema Lucia Caus, serão exibidos os curtas “Estanho Amor” (doc. / 20 min./ 2010), “Homens” (doc./ 21 min./ 2008) e “Somos Todos de Jorge” (doc. / min./ 2012); e os videoclipes da Banda Velho Scotch “Onde Está o Grande Tema” (4 min. / 2012) e “Meus Vinte Anos” (min. / 2016), ambos dirigidos por Caroline Covre.
Abaixo, confira quais os demais expositores que farão parte do Coisas de Lucia:
– Atelier Maíra Amaral – especializada em escultura em cerâmica, a artista plástica Maíra Amaral criou um mundo repleto de personagens que povoam o imaginário com pinceladas delicadas, que dão vida e movimento, e com uma uma temática lúdica e poética.
– Casa 310 – empreendimento criativo que busca através do design o meio de tornar possíveis as ideias e projetos autorais. Utilizando um processo de fabricação artesanal, produz peças que buscam a simplicidade estética, o uso de materiais sustentáveis e a um preço acessível ao consumidor. Além dos objetos de design e mobiliário, o Casa 310 desenvolve oficinas onde se aprende os conceitos práticos da marcenaria, estimulando a criatividade bem ao estilo do it yourself.
– Editora Pedregulho – Fundada em 2013, tem como objetivo dar visibilidade à produção literária contemporânea. Com mais de uma dezena de livros publicados, a Pedregulho investe em projetos diferenciados e criativos, com a proposta de acrescentar diferencial editorial ao mercado literário nacional.. Seus selos englobam romances, contos, poesias, crônicas e materiais que se enquadram nas categorias música, arte, ciências humanas e livro-reportagem.
– Ernane Batista – Com uma estética orgânica e fluida, Ernane cria peças de cerâmica decorativa e utilitária que levam arte e poesia para o cotidiano das pessoas.
Também integra sua produção uma linha de acessórios como colares com pingentes em cerâmica. Desde o final de 2014, o artista tem criado colagens usando o papel como suporte. Reproduzidos papel couchê tamanho A4, esses trabalhos propõem uma conversa entre o lúdico e o fantástico.
– Flash Tattoo – para marcar o corpo desenhos feitos por Gabriel Chapel e Vanessa Baliana, dupla de tatuadores com traços precisos e bem executados.
– Koketramas – baseado nas kokedamas japonesas, técnica de bonsai milenar, o Koketramas confecciona pequenas bolas de material orgânico que servem de solo fértil para mudas diversas. Inaugurado em 2015, o projeto propõe uma nova forma de experimentar e viver com as plantas, seja em jardim ou indoor, e busca difundir essa técnica em território capixaba com a venda de peças sob encomenda e por meio de oficinas.
– Liliana Sanches – peças artesanais estampadas com serigrafia criadas pela artista plásticas Liliana Sances. São almofadas, bolsas e outros produtos feitos um a um com muito capricho e carinho. A artista cuida de todo o processo, do design – ilustrações, estampas, modelos – ao desenvolvimento e confecção.
– Monica Zorzanelli – objetos utilitários especiais com a função de embelezar o cotidiano das pessoas criados pela fotógrafa Monica Zorzanelli a partir de seu acervo de fotos “perdidas”, aquelas não publicadas e raramente vistas. São produtos feitos com materiais de fácil manuseio e que proporcionam o máximo de durabilidade.
– Pacumê – surgida a partir do prazer de cozinhar para os amigos, a Pacumê acredita que o ato de comer é carregado de afeto, estética, ética e política. São produtos sem conservantes, sem aditivos químicos e com muita experimentação. Sua carta de guloseimas: trufas de castanhas e frutas secas, caponata de beringela e doce de leite com especiarias.
– Pandemônio – resultado de uma brincadeira séria de dois amigos apreciadores da cultura POP que traduziram suas conversas de cinema, música, novelas e cotidiano em camisetas. São T-shirts com estampas exclusivas confeccionadas em malha de alta qualidade de toque frio e acetinado. As camisetas contam com uma modelagem que segue o conceito de moda para todos, com tamanhos que vão do pequeno ao extra grande.
– Posterama – projeto do jornalista Márcio Scheppa e da escritora Jô Rodrigues, são pôsteres com versos poéticos diagramados sobre fotografias de paisagens brasileiras. Associadas ao texto, as imagens ganham força e dão destaque às belezas naturais de lugares do Espírito Santo e de outros estados. Finalizados em papel fotográfico no tamanho A3 (29,7×42 cm), os pôsteres podem ser adquiridos com ou sem moldura.
– Revista Prego – indo para sua sétima edição, essa publicação independente de Vila Velha promove a difusão e troca de informações artísticos-culturais e já contou com a colaboração de mais de 100 artistas, brasileiros e estrangeiros. A revista tornou-se uma espécie de editora independente (Prego Publicações), participou de eventos internacionais e passou a prestar serviço de ilustração e design editorial para outras mídias. A Prego atualmente conta com um estúdio/espaço de arte onde são realizados lançamentos e diversos eventos artísticos.
– Salãozinho – a oportunidade para mudar o visual com cortes modernos e que valorizam seu jeito de ser com as hairstylists Thai Angelo e Thaís Apolinário, profissionais que já atuaram em diversos eventos e espaços da Grande Vitória.
SERVIÇO:
Coisas de Lucia
Dia 9 de abril de 2016 (Sábado), das 15 às 22 horas
Local: Rua Professora Maria Cândida da Silva, nº 15 – Bairro República, Vitória/ES
ENTRADA FRANCA!