O poeta e professor Renan de Andrade lança o livro “Poemas Riscados” nesta terça-feira 13, às 19h30m, no Jalapeño – Cocina y Cultura, em Jardim da Penha.
Nascido em Vitória em 1987 e graduado em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o autor atua como professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Produção de Texto.
Seu primeiro livro, a coletânea de poemas “Cenho”, foi lançado em 2008. “Poemas Riscados” é seu segundo livro.
Andrade mantém também uma página no Facebook intitulada “Olhar sobre as Coisas” (facebook.com/olharsobreascoisas).
A obra agora lançada é uma produção independente e tem prefácio do poeta Caê Guimarães, e orelhas dos professores Joelmo Costa e Luiz Henrique Menezes.
“Poemas Riscados” reúne a produção do autor nos últimos oito anos. Dividido em quatro capítulos (Musa Azul, Passionais, Gravuras Prosaicas e Diálogos), o livro mescla poesia e prosa que dialogam com a tradição poética brasileira.
– “No primeiro capítulo, apresento a visão de uma tal musa azul, distante, inacessível, idealizada e platônica. São poemas de amor em que fica evidente a influência das cantigas de amor trovadorescas e do Romantismo. Adiante, encontram-se poemas ocasionais de temas variados como como solidão, tédio, o tempo, os percalços do cotidiano”, explica o autor.
No penúltimo capítulo, Andrade apresenta sete contos de prosa poética, curta e reflexiva, tematizando o abandono, a dor existencial e a dificuldade de viver no espaço urbano. Fechando o volume, o leitor encontrará 20 poemas em homenagem a escritores brasileiros e estrangeiros.
Serviço
Lançamento do livro “Poemas Riscados”, de Renan de Andrade (Gráfica e Editora Canela Verde. 104 páginas. Preço: R$ 20,00).
Terça-feira (13), a partir das 19h30m
Jalapeño – Cocina y Cultura, Rua Francisco Generoso da Fonseca, 355, Jardim da Penha, Vitória/ES. (27) 3029-4742.
Contato do autor:
Renan de Andrade
(27) 99520-0448
Com Ana Laura Nahas